Koyaanisqatsi express

Clássico do cineasta Godfrey Reggio em versão mais rápida para a internet

por Luiz Filipe Tavares em

Em hopi, uma língua indígena de povos nativos do noroeste do Arizona (EUA), Koyaanisqatsi significa "vida desbalanceada", um estado vital que pede por uma forma diferente de viver. Koyaanisqatsi também é o primeiro filme da trilogia dirigida pelo cineasta Godfrey Reggio sobre a vida na Terra, um clássico absoluto do cinema mundial que influenciou gerações inteiras de diretores e inaugurou uma estética que até hoje rege a produção de videoclipes e filmes experimentais ao redor do planeta. 

No final de semana, uma versão do filme acelerada 15 vezes foi publicada no canal de Wyatt Hodgson no Vimeo e sonorizada com a música "The Holy Egoism of Genius", do disco The Seduction of Claude Debussy dos veteranos do synthpop The Art of Noise. Nesta versão, o filme na íntegra passa em uma velocidade de 1552 e ganha uma nova impressão geral sem perder a essência e a admiração que causa em todos os espectadores. 

Com trilha sonora histórica produzida do compositor Phillip Glass, Koyaanisqatsi é um filme sem história central e sem nenhum diálogo. Exceto pelos coros, quase mantras, que contém trechos de profecias do povo Hopi cantados em sua língua natal, não há uma só palavra nos 86 minutos de longa. O filme é composto por tomadas longas de cenas naturais e de ambientes construídos pelo homem, mostrando o desequilíbrio entre humanidade e natureza em virtualmente todos os aspectos da vida.

Koyaanisqatsi é a primeira parte de uma trilogia completa por Powaqqatsi (Vida em Transformação, de 1988) e Naqoyqatsi (A Vida como Guerra, de 2002) e é essencial para qualquer um com interesse em estética cinematográfica. 

Logo abaixo você vê a versão completa em pouco mais de cinco minutos do clássico de Godfrey Reggio.

Arquivado em: Trip / Filmes