Hollywood Balangandã
As jóias com cara de graffiti que conquistaram Marcelo D2 e o diretor Spike Jonze
Apaixonada pela cultura hip-hop e jeitosa como ela só, a ex-modelo Carla Morales faz jóia com cara de graffiti.
Los Angeles caiu do céu para a gaúcha Carla Morales, 26 anos. Foi lá, onde mora há quase dois anos com o marido, o DJ e produtor Zé Gonzales, que ela começou a colher os louros de sua vocação mais ou menos recém-descoberta: desenhar e fazer jóias.
Esqueça, porém, as "grachinhas" usadas modestamente por Hebe - cada macaco no seu galho. O lance da designer são os tags, jóias inspiradas nas assinaturas dos grafiteiros, que resultaram em anéis de um ou mais dedos, pingentes e fivelas de cinto. As peças custam entre US$ 100 e US$ 2 000 e são feitas com prata, ouro, platina e titânio.
As jóias da Fat Cat - nome com o qual batizou sua marca, numa homenagem a Shaolin, o gato de estimação do casal que ficou no Brasil - estão à venda no site fatcat.com.br e em algumas das lojas mais bacanas de LA, como a Fred Segal, a Stussy e a Workmens.
Foi nessa última que a atriz Courteney Cox [a Monica, do seriado Friends] e seu marido, David Arquette, compraram as deles. Outros clientes famosos de Carla são o diretor de filmes e clipes Spike Jonze e sua namorada, Karen O., vocalista da banda Yeah Yeah Yeahs.
Presente de aniversário
Apaixonada por arte e pela cultura hip-hop há muito tempo, e ex-modelo Carla interessou-se por graffiti e amadureceu a idéia das jóias baseadas nos tags quando voltou de uma viagem a Nova York com o marido. "Ele decidiu fazer o tag dele de prata, num pingente, mas não achamos alguém lá que pudesse realizar o trabalho."
De volta ao Brasil, ela decidiu fazer um curso de jóias. "A primeira pergunta do professor foi o que eu queria fazer, e mostrei o desenho", conta Carla. "Ele falou que tudo era possível. Pronto, descobri uma nova paixão." Aí ela começou a "serrar" sem parar, e produziu o pingente que o Zé Gonzales queria. "Fiz uma surpresa e dei no aniversário dele."
Hoje, ela é muito bem assessorada por três feras brasileiras: "Speto, Flip e Marcão, que estão entre os melhores grafiteiros do mundo, desenham as letras pra mim", confessa.
Durante sua última passada pela cidade, o rapper e amigo Marcelo D2 , que já era cliente antigo, encomendou mais jóias, inspiradas nas letras da capa do seu último CD. "Meus clientes gostam de arte e de exclusividade", conta.
Créditos
Imagem principal: Oakason