Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Guerrilheiro da lata

Ele é uma espécie de Tyler Durden, personagem interpretado por Brad Pitt no filme Clube da Luta. Na Grã-Bretanha, todo o mundo já ouviu falar dele, mas ninguém sabe como se parece ou se ele é ele mesmo e não ela ? afinal, o graffiti é ilegal por lá. Poético e delicadamente subversivo em suas intervenções, que incluem protestos antiguerra (como uma Mona Lisa terrorista), diferenças sociais e preconceito, o artista está onipresente em todos os muros do país. Atuando entre os limites da arte e do vandalismo, Banksy vive sendo caçado pela polícia, um dos seus alvos ? ele adora desenhar em carros oficiais e táxis.


Seus stencils pretos e brancos são bonitos e engenhosos: policiais com caras do smile, ratos com brocas, macacos com armas maciças de destruição, meninas pequenas abraçando mísseis, oficiais de polícia passeando com enormes poodles, Samuel Jackson e John Travolta em Pulp Fiction atirando bananas em vez de balas. Banksy assina suas obras com um tipo de letra grossa e redonda. Em marcos turísticos tradicionais, escreve freqüentemente essa não é uma oportunidade de foto, e em edifícios do governo: Por ordem nacional da Agência de Auto-Estradas, essa parede é uma área designada ao graffiti (dias depois, o local está cheio de assinaturas).


Banksy ramificou recentemente sua obra ao fazer o trabalho de arte da capa de Think Thank, último disco do Blur. Em julho, o grafiteiro fez sua primeira mostra de galeria. Graffiti, stencil, slogans and live animals, é como descreve a exposição. Não se sabe se ele compareceu ao local. Somente que de alguma maneira está tentando misturar os mundos comerciais, artísticos e da rua. Confira suas imagens intrigantes, como as grafitagens desta página, em www.banksy.co.uk.

 
Sair da versão mobile