Gringa vê TV
Daisy Donovan tenta entender a cultura dos povos através do que passa na TV
Nos fim dos anos 90, Daisy Donovan era a apresentadora do The 11 O’Clock Show na TV britânica, programa de comédia que ajudou a revelar nomes como Ricky Gervais e Sacha Baron Cohen (que na época, pré-Borat, encarnava o rapper Ali G). Há um ano ela está à frente do programa The Greatest Shows on Earth, no Channel 4 inglês, em que viaja por países com o propósito de entender a cultura local através de sua programação de TV. E para onde ela veio logo no primeiro episódio? Ao Brasil, claro. Aqui ela acompanhou gravações do concurso Miss Bumbum, promovido pelo extinto Domingo legal de Gugu Liberato, e do policial Na mira, de uma afiliada do SBT na região de Salvador.
Qual foi o programa de TV mais esquisito que você viu na vida? Um game show da Somália em que os participantes não ganham dinheiro, mas armas!
O que achou dos programas brasileiros? Fiquei um pouco chocada com o papel que as mulheres exercem neles. Vi muitas se sujeitarem a situações sexistas só para aparecer, mostrando o bumbum na TV. Também conheci a apresentadora do Na mira [Analice Salles], que tinha que ser durona como um homem e não achava estranho seu show entrar no ar pouco depois dos programas infantis.
Você fica tentada em julgar algumas das cenas que testemunha? Não consigo não demonstrar qualquer tipo de emoção. A surpresa ao assistir certas cenas faz parte do show. Mas não quero recriminar nenhuma cultura, afinal o que as pessoas pensariam se vissem um programa da TV inglesa como Embarrassing Bodies [em que médicos dão conselhos sobre partes do corpo e doenças das quais as pessoas têm vergonha]?
O que pensa sobre a cultura da televisão? A minha teoria é a de que a televisão é uma janela para a alma de uma nação. Sou obcecada por essa cultura, foi ela que fez de mim o que sou – eu, uma ex-secretária que virou apresentadora!