Lançado há apenas 15 dias, o Google Goggles foi a maior inovação do ano desta sempre surpreendente empresa de soluções digitais. O software móvel de reconhecimento de imagens já está funcionando em quase todos os países do planeta e está disponível para download gratuito para Android e iPhone. Mas passado o hype inicial dessa nova funcionalidade, agora você pode ver essa maravilha das pesquisas na internet em ação no museu J. Paul Getty, onde todo o acervo foi digitalizado e disponibilizado para consultas pelo celular.
Desde ontem (27), todos os visitantes do J. Paul Getty que usam o aplicativo do Google podem fazer visitas guiadas completas pelo museu de Los Angeles só apontando suas câmeras para os quadros e estátuas. Através do Goggles, os visitantes podem consultar o autor, nome da obra, ano de finalização, coleção original e até receber várias informações especializadas sobre as obras em comentários disponíveis em audio.
A parceria com o museu americano chega para somar-se ao Google Art Project, lançado em fevereiro deste ano, que permite visitas limitadas ao acervo de 17 museus ao redor do mundo, incluindo o Museu Nacional de Arte Moderna Reina-Sofia (de Madri), a Galeria Nacional (de Londres), A Galeria Livre de Arte Smithsonian (de Washington), o Rijksmuseum (Amsterdã), o MoMA e o Met (Nova York) e até do Palácio de Versailles, coração da história dos nobres franceses, tudo isso usando a interface do Google Street View.
No vídeo no alto da página você vê o Goggles em ação nas galerias do J. Paul Getty, onde já é possível dar uma espiada nas funções de realidade aumentada do aplicativo.
Vai lá: www.curiositycounts.com
