Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Fotografia em SP

Três exposições de fotografia com temas brasileiros selecionadas por nosso staff. Se você ainda não tinha programa para este fim de semana na capital paulista, anote nossas dicas culturais: 

Baiano de alma

As fotos em preto-e-branco de Pierre “Fatumbi” Verger (1902-1996) são daquelas imagens que agarram a atenção dos olhos e deixam estático o observador por um bom tempo. Não há como se mover rapidamente diante o trabalho do francês que largou a vida boa em Paris e mergulhou de cabeça nos mistérios do candomblé.

Adotou Salvador e esmiuçou o culto aos orixás, criando uma ponte entre a baía de Todos os Santos, na capital baiana, e o Golfo de Benim, na África. Cenas cotidianas e costumes locais viraram o alvo predileto de sua Rolleiflex. Foi tão fundo no estudo da cultura afro que recebeu do imortal Jorge Amado o título de “baiano fundamental”.

“Ninguém conseguiu como ele compreender a alma da Bahia”, disse Jorge em 1996. Bom, já deu para perceber o quão imperdível é essa exposição em São Paulo que reúne imagens de uma visita que ele fez à Bahia na década de 40.

Décio Galina, editor assistente das revistas Daslu e Mitsubishi, publicações da casa

Vai lá 

Folia registrada 

Adoro exposição, principalmente de fotografia (afinal de contas, trabalho com isso há anos). Neste fim de semana quero ver Giracorpogira e Entrudo exposições dos fotógrafos Jaques Fang e Rui Mendes (sou superfã do trabalho dele), que têm como tema o Carnaval.

Vale a pena conferir as duas, ainda mais na Pinacoteca, que é linda. Não deixe de ver o acervo do museu, sempre me pego descobrindo algo novo. Aproveite para tomar um café. 

Renata Campos, produtora executiva das revistas Mitsubishi e Private Brokers, publicações da casa 

Vai lá

Sair da versão mobile