Três exposições de fotografia com temas brasileiros selecionadas por nosso staff. Se você ainda não tinha programa para este fim de semana na capital paulista, anote nossas dicas culturais:
Baiano de alma
As fotos em preto-e-branco de Pierre “Fatumbi” Verger (1902-1996) são daquelas imagens que agarram a atenção dos olhos e deixam estático o observador por um bom tempo. Não há como se mover rapidamente diante o trabalho do francês que largou a vida boa em Paris e mergulhou de cabeça nos mistérios do candomblé.
Adotou Salvador e esmiuçou o culto aos orixás, criando uma ponte entre a baía de Todos os Santos, na capital baiana, e o Golfo de Benim, na África. Cenas cotidianas e costumes locais viraram o alvo predileto de sua Rolleiflex. Foi tão fundo no estudo da cultura afro que recebeu do imortal Jorge Amado o título de “baiano fundamental”.
“Ninguém conseguiu como ele compreender a alma da Bahia”, disse Jorge em 1996. Bom, já deu para perceber o quão imperdível é essa exposição em São Paulo que reúne imagens de uma visita que ele fez à Bahia na década de 40.
Décio Galina, editor assistente das revistas Daslu e Mitsubishi, publicações da casa
Vai lá
- O quê: Pierre Verger – 66 Imagens
- Onde: Luisa Strina (r. Oscar Freire, 502, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3088-2471)
- Quando: de segunda a sexta das 10 h às 19 h, sábado, das 10 h às 17 h. Até 19/2
Folia registrada
Adoro exposição, principalmente de fotografia (afinal de contas, trabalho com isso há anos). Neste fim de semana quero ver Giracorpogira e Entrudo exposições dos fotógrafos Jaques Fang e Rui Mendes (sou superfã do trabalho dele), que têm como tema o Carnaval.
Vale a pena conferir as duas, ainda mais na Pinacoteca, que é linda. Não deixe de ver o acervo do museu, sempre me pego descobrindo algo novo. Aproveite para tomar um café.
Renata Campos, produtora executiva das revistas Mitsubishi e Private Brokers, publicações da casa
Vai lá
- O quê: Giracorpogira e Entrudo
- Onde: pça. da Luz, 2 – Bom Retiro – Tel.: 3229-9844.
- Quando: de terça a domingo, das 10 h às 18 h
- Quanto: R$ 4 (estudantes pagam meia), grátis aos sábados