Fotografia de esporte
Seis fotógrafos que fazem a diferença e transformam ação e esporte em arte
A fotografia de esportes é um meio muito bem estabelecido onde há muito espaço para os experimentalismos e para a evolução. Que o digam os seis fotógrafos esportivos que integram essa lista por dar um toque mais artístico e revolucionário para esse tão difundido meio de registrar as mais diferentes modalidades do planeta. Seja no skate, surf e outros esportes radicais, esses nomes transformam suas imagens em verdadeiras peças de museu, dando um brilho especial ao seu trabalho fotojornalístico.
Na galeria você vê cinco cliques dignos de nota de cada um desses especialistas.
1 - Jaider Lozano
Radicado nas Aturias espanholas, esse fotógrafo de 27 anos anda na contramão da fotografia de surf. Sempre trocando os tons frios do oceano por imagens mais quentes (e muitas vezes monocromáticas), ele é capaz de capturar emoções novas e desconhecidas de surfistas de elite e amadores.
Vai lá: www.jaiderlozano.com
2 - Tomasz Gudzowaty
Aos 41 anos, o fotógrafo polonês é especialista em esportes pouco ortodoxos. Entre suas modalidades favoritas estão o golf urbano, torneios de sumô, nado sincronizado, falcoaria e yoga, entre outras. Preto e branco é sua linguagem preferida, através da qual registra detalhes ocultos e toda a força dos atletas que escolhe fotografar.
Vai lá: www.gudzowaty.com
3 - Heverton Ribeiro
Aqui no site da Trip você já conheceu o trabalho e o estilo inventivo desse fotógrafo paulistano que já teve suas imagens reproduzidas nas maiores revistas de skate do Brasil. Além dos registros mais tradicionais, ele também trabalha em parceria com ilustradores e pintores para levar um toque de surrealismo e cultura do graffitti para o interior de suas molduras.
Vai lá: www.hevertonribeiro.com
4 - Marcel Lämmerhirt
O fotógrafo alemão começou suas experiências esportivas em 2005, quando alugou uma casa nos alpes austríacos e passou a convidar snowboarders de toda a europa para sessões fotográficas na região. De lá para cá, se especializou em registrar saltos visualmente impressionantes, sempre trabalhando com relações incomuns de luz e sombra.
Vai lá: www.mlpics.de
5 - Fábio Bitão
Figurinha carimbada das revistas de esportes radicais do Brasil, o skatista convertido em fotógrafo explora em retratos e sessões de skate os recursos mais variados presentes no ABC da fotografia. Eclético, ele já expôs em uma das mais importantes galerias de street art do país e é um dos mais respeitados fotógrafos de skate de todo o território nacional.
Vai lá: www.flickr.com/photos/fbitao
6 - Ray Demski
Movimento é a palavra de ordem na obra desse canadense baseado em Berlim. Imagens ultra saturadas encontram uma iluminação bastante particular em toda a extensão de seu portfólio, tornando suas fotografias únicas e viscerais. Seja em snowboard, escalada, acrobacia ou vôlei de praia, seu olhar autoral pode ser percebido até por olhos menos ligados nas nuances da fotografia.
Vai lá: www.raydemski.com