Folia paulistana
Alê Youssef pede ocupação das metrópoles brasileiras: "a rua deve ser nossa praia"
Após a troca do comando da prefeitura, São Paulo está na expectativa de grandes transformações. O carnaval 2013 deve ser a cara da nova megalópole. É preciso carnavalizar o cinza e ocupar a cidade
Depois de um ano muito importante que culminou com a mudança no comando da prefeitura, São Paulo está na expectativa de grandes transformações para 2013. Algo extremamente simbólico de um novo tempo e amplamente discutido por setores criativos paulistanos durante o processo eleitoral, a retomada da sensação de pertencimento da cidade está no centro do planejamento de um outro tipo de relação entre a megalópole e sua cidadania.
A cidade é nossa e precisa ser ocupada. A rua deve ser nossa praia: para passear, andar de bicicleta, fazer um esporte, assistir a um show, reivindicar um mundo melhor, enfim, tudo deve ser permitido.
Como maior exemplo da mistura desse pertencimento com a valorização da nossa cultura popular, o Carnaval 2013 deve ser a cara desta nova cidade. Vamos carnavalizar o cinza e ocupar São Paulo!
Em 2008, montamos o Bloco do Baixo Augusta e, depois de muita proibição e resistência, este ano vamos à forra. Monte seu bloco de Carnaval, vista sua fantasia e cante uma São Paulo diferente.
Para montar seu bloco:
1) Reúna seus melhores e mais animados amigos. Talentos musicais e manuais são bem-vindos e podem ser importantes no processo.
2) Escolha um nome, que deve surgir no momento da farra, sem muito significado. Pode ter a ver com a história da amizade ou com o lugar que vocês estão.
3) Componha um hino, cheio de piadas internas e autoelogios à história do bloco e ao Carnaval.
4) Crie uma identidade visual que identifique o bloco.
5) Faça um estandarte um dia antes de sair, em um esquenta animado do bloco.
6) Vá para a rua para brincar como se não houvesse amanhã. Não se esqueça nunca: ela é nossa.
*Ale Youssef, 38, é criador do Studio SP e do Studio RJ, um dos fundadores do site Overmundo e apresentador do programa Cartas na mesa no canal GNT. Foi coordenador de Juventude da prefeitura de SP (2001-04). E-mail: alexandreyoussef@gmail.com/Twitter: @aleyoussef