Fim de junho fraco

O fim de semana deve ser fraco na sexta e no sábado; poucas esperanças para o domingo

por Redação em

O inverno entrou com cara de inverno. Logo de cara tivemos o primeiro swell e mais 48h de chuva, com ventos quase ininterruptos do quadrante sul. O cenário foi pouco estimulante, com visibilidade baixa e um line up cinza e vazio. Infelizmente, mesmo tendo rolado ondas na casa de 2m ou um pouco mais durante o ápice (houve inclusive tow in), seu aproveitamento foi bem limitado. Com perseverança, deu pra encontrar bons momentos e até alguns tubos, mas tão logo começou a se acertar suas ondas despencaram.  

Hoje, sexta-feira, temos provavelmente o dia mais fraco de todo o mês de junho, dentro do esperado. Para este fim de semana, o sábado promete ser ainda pior e deveremos ter alguma esperança apenas no domingo. Mesmo assim é necessário alinhar expectativas pra não se frustrar em relação ao surf, pois o balanço esperado para esse dia vem atrasando e se enfraquecendo. Os mapas também não estão em consenso em relação ao momento do ápice (parece ocorrer na madrugada de dom para 2a). Caso a reação aconteça ainda no domingo, teremos ondas de meio a um metro nos picos de sul, mas poderemos ter mais fechadeiras e menos quantidade que o normal. Ou seja, há diversos riscos. Certo mesmo é que o sol segue com tudo, e junto com lua cheia em céu aberto, deve justificar a praia.

A segunda ainda promete algum surf e depois o restante da semana corre sem grandes emoções, fraca. Por enquanto não há sinalização do próximo swell de verdade, e a próxima tempestade com potencial para gerá-lo só acontece no fim da semana. Estamos de olho, mas não há nada confirmado.

1. Resumo

LIQUID DREAMS – Condições predominantes para o litoral de São Paulo

Dia

Tempo

Ventos     

Ondas

Direção e período

Tendência

Destaques

SAB

SOL 

Praticamente sem vento pela manhã. Ao longo do dia entra o sul/ sudeste, soprando entre fraco e moderado. Possibilidade de brisa leste no final de tarde.

FLAT a meio metrinho

 

Menor do que sexta. Pior dia do mês

Deve ser um ótimo dia pra tomar sol. A situação promete ser realmente crítica, e se mesmo assim você quiser acreditar, pegue um brinquedo de grande flutuação, busque um daqueles preferenciais que raramente fica flat, tente cair na troca de marés e faça uma oração. Se tudo correr bem, talvez você encontre meio metrinho já meio no inside. Ao menos não será necessário driblar banhistas como no verão. A boa pedida deve ser os demais esportes, como a canoa, uma remada de SUP (teremos momentos de poucos ventos), a bike, o skate ou o frescobol. Se nada disso te agradar, coloque a carne pra assar e acompanhe o primeiro dia de oitavas de final na Copa.

26/jun

 

 

Sudeste

 

10s

 

 

 

Leste

 

6 a 7s

 

 

 

 

 

 

DOM

SOL

Começa sem vento ou com leve brisa do quadrante norte. Ao longo do dia pode soprar o pouco de sudeste e no fim tarde entra o leste/nordeste

Meio a um metro nos picos de sul

 

Novo balanço. Deve reagir ao longo do dia, mas pode atrasar

Sem dúvida esse é o dia que concentra as atenções do FDS. Mas não vá com muita sede ao pote só porque o período está alto. Diversos mapas mostram atraso e indicam que o balanço encosta entre a segunda metade e o início da noite, então pode estar bem fraco pela manhã. Os picos preferenciais de sul devem ser os mais privilegiados e as ondas devem ficar entre meio e um metro. Vai entrar limpo, mas há 3 riscos principais: 1) ATRASAR demais e chegar só no finzinho do dia, ou pior ainda, de noite; 2) ONDAS RÁPIDAS, e muitas vezes fechando, mesmo que não esteja grande. Caso isso ocorra, os picos tradicionalmente mais gordos podem ser uma opção, ainda que menores; 3) PIPOCAR! Pela influência de sudoeste e sucessivos enfraquecimentos (além do atraso), essa triste possibilidade é real. Feitas as considerações, lembre-se que será muito breve. Boa sorte! Se tudo der errado, vá pra casa secar a Argentina... 

27/jun

 

 

 

 

 

 

Sul

 

12 a 13s

 

 

 

Leste/sudeste

 

6 a 7s

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sequência: Semana sem grandes emoções

 

O dia mais promissor da semana deve ser 2a, quando ainda deveremos ter as ondas do balanço de sul (caso ele encoste de fato) e daí em diante elas perdem tamanho e dificilmente passarão de meio metro. Há grandes chances de FLAT para o fim da semana. Fora isso, estamos monitorando um novo sistema com potencial para trazer alguma novidade para o outro FDS, mas ainda não nada garantido.

 

2. Previsão do Tempo: Sol sem parar e frio voltando aos poucos

O inverno começou feio, frio e chuvoso no litoral (bem pior que na capital). Depois de três dias de tempo muito ruim, o sol voltou nesta quinta-feira.

De agora em diante, até o fim da próxima semana, a boa notícia é que ele continua marcando presença e deve predominar ao longo de todos os dias, não havendo sinalização de chuva alguma pelos próximos seis ou sete dias.

Não dava pra querer tudo, e teremos queda gradativa nas temperaturas máximas a partir de sábado, sendo mais nítido durante as madrugadas. Não deve ser nada brusco, mas teremos noites frias ao longo de toda a próxima semana, com tardes mais aquecidas à medida que o sol se mantém aberto ao longo dos dias.

3. Análise das Ondas: Pausa Junina

O mês de junho estava num ritmo frenético (bem mais intenso que o fim do outono de 2009), e mesmo sem ser uma ondulação muito aproveitável, o swell n.1 manteve o pique do fim do outono. Mas por enquanto, é isso. Entraremos num período de recesso de curto prazo, quando estaremos envoltos por um centro de alta pressão que impede qualquer aproximação de tempestades com potencial para trazer uma ondulação consistente. No máximo, teremos apenas resquícios de ondulações passando por fora. Será inclusive um desses, de sul com alto período, que pode salvar o domingo. Vai ser rápido, quase um balanço relâmpago, mas já é algo. Vale destacar que entra com influência de sudoeste, e por isso deve privilegiar os picos de sul. Outro detalhe importante é que na região de Ubatuba as ondas tendem a demorar mais e podem vir apenas na segunda-feira. Pois é, temos que ser realistas.

Passado este balanço (entre domingo e segunda), o restante da semana deve ser fraco, com as ondas dificilmente passando de meio metro de sul/ sudeste. Até quarta-feira ainda deveremos ter condição para momentos de alguma brincadeira, pois haverá um período razoável e variações amplas de marés, que se bem aproveitadas podem dar um leve auxílio à valinha presente. Ainda assim, muitos picos poderão estar força barra demais, e o foco deverá ser mesmo os preferenciais.

Twitter: @liquidsurf

Cadastre-se e receba os boletins sempre quentinhos no seu email: www.ldsurf.com.br

 

Arquivado em: Trip / Surf / Praia / São paulo / Litoral norte / Esporte / Surf