Coisas como: Nunca provoque o problema até que o problema o provoque, O homem íntegro prefere andar a pé do que indevidamente numa carruagem, Se há onda, há vento e Um homem irado abre a boca e fecha os olhos. Essas e outras 2 mil frases, acompanhadas de uma seqüência de números para se jogar na loteria, são escolhidas por Renato Watanabe, 33, e seu sócios na maior fábrica de biscoitos da sorte do país, a Hakuna Matata – que significa sem problemas num dialeto da Tanzânia. As pérolas são tiradas do I Ching, de livros de auto-ajuda americanos ou, em momentos de inspiração, criadas por eles.
A idéia de criar a empresa, que fica na Vila Anastácia, zona oeste da capital paulista, nasceu há três anos de uma brincadeira entre quatro amigos: dois arquitetos, um publicitário e um administrador. Atualmente, a Hakuna tem 10 funcionários, fornece 650 mil biscoitinhos por mês para três grandes redes de comida chinesa (China in Box, Lig-Lig e Jin-Jin) e tem um faturamento declarado de R$ 50 mil mensais. Watanabe, assim como os demais sócios, é descendente de japoneses. Formado em arquitetura pela USP, entre atividades de artista plástico e de roteirista, ainda encarna Buda para escrever algumas das frases.
TRIP As pessoas procuram vocês por causa das frases?
WATANABE Muita gente procura. Alguns porque acham as frases engraçadas. Outros dizem que ganharam na Loto ou no Jogo do Bicho. Já teve o caso de um garoto, filho temporão de um casal de velhinhos, que encontrou a mensagem: Em breve você receberá uma herança e ficou desesperado porque pensou que os pais iriam morrer. Aí a gente resolveu tirar essa frase.
TRIP De onde vem a inspiração para as mensagens?
WATANABE Morei dois anos no Japão e me interesso muito por filosofia oriental. Muitas das inspirações vêm daí. Outras a gente senta, começa a conversar e vai criando. Tem uma assim: Aquele que ronca mais alto adormece primeiro. A autora deve ter sido a mulher de um de nós [risos].
TRIP Você acredita que as frases que as pessoas lêem nos biscoitos influenciam a vida delas?
WATANABE Acredito que sim. Por isso, procuramos sempre passar uma mensagem positiva, de incentivo. De todas, minha frase preferida é Cultive a paz.
TRIP Você acredita em horóscopo?
WATANABE Não. Eu acredito em biscoito da sorte [risos]. Bem, acho que horóscopo e mulher de vizinho é a mesma coisa: você sabe que não vai dar em nada, mas sempre dá uma olhadinha.
[Fernanda Reis]