Extraextragrande
Após o tricampeonato no Billabong XXL, Maya Gabeira diz: "Não Acho que eu tenha talento"
“Talento? Não acho que eu tenha talento, é que sou determinada, não desisto.” Ouvir Maya Gabeira, 22, a melhor surfista de ondas grandes da atualidade, falar assim sobre o seu desempenho poderia sugerir um exercício de humildade, mas é sinceridade pura, e completou: “Levei um mês para ficar em pé na prancha, na espuminha”. Maya começou a surfar aos 14 anos fazendo aulas de surfe no Arpoador, Rio, aos 15 passou uma temporada na Austrália e aos 17, morando no Havaí, decidiu que seria uma profissional do big surfe. Em pouco tempo a “espuminha” ganhou um volume capaz de afogar quem não estivesse técnica, física e psicologicamente preparado. E foi necessário mesmo muita determinação e autoconfiança para conquistar espaço num ambiente esmagadoramente masculino. “Era uma barreira a ser quebrada, e o Burle e o Eraldo (amigos e parceiros de tow in) me ajudaram.”
Ela acaba de vencer pela terceira vez consecutiva o Billabong XXL, concurso que premia os surfistas que descem as maiores e mais perigosas ondas do planeta. Na categoria feminina disputou com uma argentina e uma americana, mas as imagens, filmes e fotos que definem o concurso, deixavam evidente a sua superioridade. “É que a temporada foi fraca”, alivia para as concorrentes.
Numa modalidade na qual a experiência é um fator determinante para o sucesso, ela chegou bem rápido ao topo. Da base no Havaí, onde pegou a onda premiada, ela vive caçando as grandes. Ano passado esteve até no Alasca, uma experiência congelante para a carioca. Este ano seus destinos incluem a Indonésia, para o surfe na remada, o Taiti e o Chile, para o surfe com auxílio do jet ski, tudo sem passagens aéreas do pai, deputado federal.
Seus principais patrocinadores, Billabong e Red Bull, lhe garantem uma vida confortável, e têm excelente retorno. De passagem pelo Brasil, onde fica até dia 9, ela tem sido acompanhada diariamente por uma revista europeia, domingo vai ao Faustão, mas hoje deve estar no estresse de que gosta, surfando na laje de Jaconé, uma onda recém-descoberta pelos seus parceiros.
MUNDIAL DE SURFE – WQS
Dois campeonatos seis estrelas duas vitórias brasileiras, Alejo Muniz em Portugal e Jadson André na África do Sul. Outros dois eventos prime estão acontecendo esta semana na Escócia e nos EUA.
BODYBOARDING
Dois capixabas, Neymara Carvalho e Lucas Nogueira, venceram a etapa do mundial em Santa Catarina. A terceira prova está rolando na Bahia.
MOUNTAIN BIKE
Hoje às 12h em Itupeva, SP, acontece a largada do MTB 24 Horas. Entre solo, duplas, quartetos e sextetos, 100 atletas correm no circuito de 15 km.