Extra-terrestres e a Doutrina dos "Eleitos"!
Do que posso enxergar, nós seres humanos, projetamos nossos medos naquilo que desconhecemos. Há pessoas que temem uma invasão de extra-terrestres. Julgam tudo o que for desconhecido como mal e perigoso. Não sei porque, desde pequeno fui do contra, talvez até por isso seja metido a escritor. Questiono sobre tudo e quero saber. Constantemente entro nos mais insólidos debates na web e, por vezes, até com opiniões erradas.
A falta de lógica que percebo em quase tudo me exaspera. Há décadas atrás, uma grande professora me ensinou lógica. Dai para a frente meu pensamento voou, mas sempre conservei meus pés no chão duro e árido da lógica. Construí uma visão de mundo que tem me sustentado, embora ainda não satisfaça. Acredito sim que haja vida em outros lugares do Universo. Provavelmente não como entendemos, mas, mesmo assim, vida. A Terra é apenas um dos nove planetas que giram em torno de uma estrelinha de 5ª grandeza; o nosso Sol. Essa pequena estrela esta inclusa em uma galáxia que chamamos de Via Láctea. Na Via Láctea há centenas de milhares de estrelas imensamente maiores que o Sol. Pense estrelas enormes: talvez sejam pólos de energia para muitos planetas surfando em sua gravidade. E, à medida que o homem vai conquistando novos meios tecnológicos de devassar o Universo, encontra mais galáxias, buracos negros, quasares... Pelo visto tudo se estende ao infinito. Einstein dizia que o mundo ainda esta em construção. É logicamente improvável que não haja vida em nenhum desses infinitos espaços.
Acreditando na possibilidade de vida extra-terrestre, fico perplexo diante do medo das pessoas acerca disso. Bem preferiam serem únicos no Universo. O planeta mais próximo da Terra esta a quatro anos luz de distância de nós. Dá para calcular isso, a luz viajando a 300 mil quilômetros por segundo? Aqueles extra-terrestres que conseguirem (se conseguirem) chegar até nós, necessariamente devem possuir uma tecnologia a anos luz da nossa. Devem ser muito, infinitamente mais sábios, conhecedores do Universo e da vida que nós, que tão pouco sabemos. Sendo nós como somos; brutos, estúpidos e incientes, já temos idéias e até praticamos, até onde nossa ignorância permite, amor ao próximo. Já desenvolvemos alguma piedade, compaixão e respeito pelo próximo. Não é nem um pouco satisfatório, não dá nem para o gasto, mas estamos avançando. Imaginemos esses seres tão sábios e conhecedores das leis do Universo assim para viajarem tão longe. Que medo poderíamos ter deles? Se quisessem nos fazer mal devem ter tecnologia tão superior que acabariam conosco num piscar de olhos. Eu acredito que isso de educação, sabedoria e conhecimento devam ser universais. Lógico que não a educação, sabedoria e conhecimento como conhecemos, mas do modo de cada um desses extra-terrestres. Supondo que nos alcancem, provavelmente devem ser de uma evolução enorme. Não creio que seres sábios possam ser "frios" e que não nos vejam como seres a serem cuidados.
Vamos combinar: a agressividade é da condição humana, nascemos assim, faz parte de nosso instinto de sobrevivência. Mas a violência é uma construção da cultura humana. O que fizemos, creio que temos condições de desfazer, superar e fazer melhor. Claro, nós temos as nossas classes dominantes supostamente cultas. Têm educação "superior" e são frias, preconceituosas com relação a pessoas de renda baixa ou cultura inferior, beirando à desumanidade. Não têm piedade, compaixão ou sequer respeito pelo sofrimento alheio. São os tais "eleitos" que nos falam as religiões judaicas/cristãs. O "sucesso social" indica que estão salvas por natureza. Nós, os "goins"; as "criaturas"; os "impuros"; os "ímpios", devemos sofrer nossas "justas" agruras já que não tivemos sucesso e não há nada que indique que sejamos "eleitos".
Não seremos salvos. Mas não seremos salvos do que, depois que morrermos? Da morte eterna? Com certeza não sou "eleito". Jamais tive sucesso em nada, muito pelo contrário. Mas, se por engano eu estiver na "lista", por favor, salvem outro, eu quero ficar entre os "não-eleitos", estes me são mais próximos.
**
Luiz Mendes
25/07/2014.