Eterno trauma

Jorge Furtado fala sobre "Barbosa", curta que se passa durante o fracasso da Copa de 1950

por Diogo Rodriguez em

Se Marty McFly – personagem principal da trilogia De Volta Para o Futuro – fosse brasileiro, certamente faria como o personagem principal do curta Barbosa e voltaria ao passado para tentar evitar a maior tragédia do futebol nacional: o Maracanazo de 1950.

Na ocasião, a seleção brasileira perdeu a final para o Uruguai em um Maracanã com mais de 200 mil pessoas presentes. Muitos culpam o goleiro Barbosa pelo fracasso: se o jogo terminasse em empate, seríamos campeões pela primeira vez, e em casa. O arqueiro teve de viver pelo resto da vida sob a sombra desse fracasso e aparece no curta dando seu depoimento.

O viajante do tempo em Barbosa é Antônio Fagundes, que se transporta de volta a 1950 para tentar avisar ao goleiro da seleção onde Ghiggia (o carrasco uruguaio) vai chutar a bola. Lançado em 1988, o curta foi dirigido por Jorge Furtado (Meu tio matou um cara, O homem que copiava). Em época de Copa do Mundo  Jorge Furtado falou com a Trip e contou detalhes sobre o filme, qual é seu jogo inesquecível, deu palpites sobre desempenho da seleção brasileira e elegeu seus jogadores favoritos do escrete nacional:

Vai lá: assista ao curta Barbosa no site Porta Curtas

 

Arquivado em: Trip / Filmes