Enciclopédia da Nuvem
Luli Radfahrer, especialista em comunicação digital, lança guia de negócios na internet
Professor-doutor de Comunicação Digital da ECA-USP há quase duas décadas, Luli Radfahrer é hoje um dos nomes mais relevantes do estudo de mídia eletrônica no Brasil. Fundador da Hipermídia, uma das mais antigas agências de publicidade digital do país, ele construíu sua carreira andando lado a lado com as evoluções tecnológicas que transformaram a comunicação nesse híbrido de analógico e digital que hoje impera em todo o mundo. Visando os novos passos da tecnologia da informação, ele lançao guia de referência Enciclopédia da Nuvem, pela editora Elsevier, com 550 ferramentas indispensáveis para soluções online.
Um livro de negócios para não-especialistas, a enciclopédia foi escrita, nas palavras do próprio Luli, para "aquele usuário intermediário perpétuo" das ferramentas, que não quer depender de especialistas para resolver qualquer problema que enfrente. Como ele mesmo comentou em entrevista concedida ao site da Trip, "A principal questão desse usuário intermediário é que hoje você não precisa mais de uma solução ou de um profissional específico para começar a fazer alguma coisa."
"Por exemplo: eu quero chamar as pessoas para uma festa, mas não quero fazer isso a mão nem passar o dia inteiro no telefone: tem uma ferramenta que faz isso. Quero sincronizar minha agenda do telefone com a do computador, porque as duas brigaram e agora tenho todos os nomes em duplicata: tem uma ferramenta que faz isso. Fiz uma revista bonitona, com fotos e texto, quero que as pessoas possam consultar online mas não quero que ninguém pirateie: tem um site que faz isso. Quero fazer um streaming do meu evento com vídeo ao vivo mas não quero gastar uma fortuna com isso: tem um site que faz isso. Essas ferramentas envolvem, desde coisas totalmente sofisticadas, tipo um painel de controle industrial, até coisas extremamente simples como o Skype ou o MSN Messenger", elaborou.
Em uma ampla pesquisa, Luli testou cerca de 1700 ferramentas, das quais escolheu 550 para a construção do livro. Com divisão em verbetes, organizou essas ferramentas em 100 "oportunidades" ou áreas de atuação, tornando assim o texto acessível tanto para leigos como para especialistas. "Por questão de espaço, realmente não dá para deixar o texto muito complicado, mas também não dá para ser muito simples. Naturalmente, os temas vão separar os usuários. Se você ainda é um usuário mais iniciante, você vai procurar um tema mais introdutório. Se você é mais avançado, vai procurar um tema mais avançado. E o tom do texto vai acompanhando a dificuldade do programa. Na verdade são os tópico e os temas que separarão um tipo de usuário do outro."
A Enciclopédia da Nuvem, que saiu no último dia 23 de março, cobre até as ferramentas mais badaladas do momento. Mesmo em um tempo onde a tecnologia se move a passos largos, o livro traz o que há de mais novo em soluções digitais, redes de interação social e aplicativos especializados para profissionais de tecnologia da informação.
"O livro cobre até as ferramentas que estão sendo mais faladas agora, como o Instagram - que saiu hoje (03) para Android, ou o Pinterest - que até umas semanas atrás estava todo mundo falando, ou o Soundcloud - que já tem um monte de DJ usando. Tudo isso está no livro: desde aquilo que parece ser mais hype até o que é extremamente sofisticado como uma ferramenta para a construção de Wire Frame para estrutura de layout de sites".
Livro: Enciclopédia da Nuvem
Autor: Luli Radfahrer
264 Páginas
Preço: R$ 59, 90
Editora: Elsevier
www.elsevier.com.br