Duplas perigosas
Imaginamos quais seriam as cinco parcerias mais polêmicas da música brasileira
Parem as máquinas, tem piada pronta no ar: Rogério Flausino (líder do Jota Quest) revelou em entrevista os detalhes de uma parceria capaz de abalar as bases da crítica musical no Brasil, que vai ficar sem parâmetros pra julgar qualquer coisa que venha depois. Humberto Gessinger, ex-líder dos Engenheiros da Hawaii, enviou uma letra para Flausino, que criou a melodia no violão. "Tudo está parado" estará presente no novo DVD do grupo mineiro, Folia e Caos, ainda sem data oficial de lançamento. Pra melhorar, a letra foi mandada via SMS (não foram revelados quantas mensagens foram necessárias para o envio completo da obra).
Injustamente ou não, e embora tenham uma massa consistente de fãs, tanto o Jota Quest quanto o Engenheiros do Hawaii são campeões de rejeição entre a crítica profissional e amadora na internet. Assim que for lançada, prevemos toneladas de 'não curti' no Youtube, trending topics do bullying no Twitter e o aumento da demanda por um botão de 'unlike' no Facebook.
E já que 2012 é uma realidade e o mundo sobreviveu à notícia dessa parceria, imaginamos 5 duplas com o mesmo poder de abalar a música brasileira - e nossos ouvidos:
5º lugar - Cabal + Yudi Tamashiro
Cabal é um dos rappers mais polêmicos do Brasil, especialmente graças ao seu sucesso radiofônico de refrão grudento, "Senhorita". Yudi Tamashiro, amigo do cantor, foi apresentador do programa Bom Dia & Cia (do SBT) no período pré-Maísa e hoje aproveita a carreira de cantor e dançarino. Trending topics regional, já que a crítica mais sofisticada nem considera que eles sejam notícia.
4º - Djavan + Jorge Vercilo
O poder de síntese das letras do cantor alagoano é sua característica mais marcante - só que ao contrário. Versos como "Açaí/ guardiã/ zum de besouro/ um imã/ branca é a tez da manhã" já renderam debates acalorados entre acadêmicos da Faculdade de Letras, filósofos e etimologistas em busca de um sentido. Vercilo, por sua vez, é considerado seguidor ferrenho da cartilha de Djavan, só que com um pouco mais de açúcar. Uma colaboração dos dois garantiria um lugarzinho no topo dos Trending Topics brasileiros para criador e criatura.
3º - Teatro Mágico + A Banda mais Bonita da Cidade
Um encontro que misturasse todo o lirismo de "Oração" com a poética teatral dos autores de "Da Pedra Mais Alta" causaria uma explosão de glicose capaz de fazer a Sandy vomitar arco-íris. O engajamento dos fãs de ambas ajudaria a colocar lenha na fogueira, mas a massa de haters não daria mole e cairia matando. Trending Topics internacional com direito a duas hashtags gigantescas, uma contra a parceria e outra a favor.
2º - Oswaldo Montenegro + Ivan Lins
Uma balada muito lenta de arranjos grandiosos daria o tom em uma parceria entre esses dois nomes. Os vocais entrecortados do pianista com o clima lírico-messiânico das composições de Oswaldo produziria uma canção recordista da história das críticas do sempre mal-humorado pessoal das redes sociais. Os TTs internacionais ficariam pequenos para o volume de mensagens. Assunto mais comentado da semana sem a menor sombra de dúvida, com piadinhas sobre o fim do mundo de bônus.
1º - Carlinhos Brown + Dinho Ouro Preto
O primeiro tem o mérito de, mesmo sendo o único brasileiro a concorrer ao Oscar em 2012 (perdeu na categoria Melhor Trilha Sonora), ter conseguido mais torcida contra do que a favor. O segundo lançou recentemente um disco solo onde comete ousadas reinterpretações de clássicos de Leonard Cohen e Joy Division que deixou crítica e público de cabelo em pé. Um encontro do ex-líder da Timbalada com o líder do interminável Capital Inicial seria garantia de hate mail em um nível nunca visto na história, capaz de implodir a internet, queimar alguns servidores do Google, deixar o Facebook fora do ar. E motivo mais do que suficiente para proibir a venda de bebidas em lata, copinho e até jujubas em um possível show da dupla, para garantir a integridade física de ambos.
Esquecemos de alguém? Deixe sua ideia de jerico nos comentários.