Duff McKagan na estrada
Ex-baixista dos Guns n' Roses lista suas road trips favoritas no noroeste americano
Nada melhor que alguém que já viajou o mundo inteiro integrando uma das maiores formações da história do rock mundial para dar dicas de viagens. Se essa pessoa opta por listar suas viagens favoritas sem incluir os melhores hotéis e todas as mamatas como rockstar, então, melhor ainda. Em sua coluna semanal no Seattle Weekly, Duff McKagan, baixista da fase áurea do Guns n' Roses, listou suas dez road trips favoritas no noroeste dos Estados Unidos, dando dicas de para onde ir para curtir quilômetros de estrada em belas paisagens.
Nascido e criado em Seattle, capital mundial do grunge, Duff integrou como baterista a formação do seminal The Fartz (posteriormente 10 Minute Warning), amplamente considerada a primeira banda de hardcore da cidade. Além disso, passou pelo Fastbacks, pelo Velvet Revolver e pelo The Gentlemen (grupo do ex-Black Flag, Dez Cadena) antes de formar seu Loaded, com quem já passou pelo Brasil. Isso sem falar no Neurotic Outsiders, grupo que manteve ao lado de Steve Jones (Sex Pistols), Matt Sorum (parceiro de Guns) e John Taylor do Duran Duran. O multi-instrumentista conhece as estradas de Washington como a palma da sua mão, onde já explorou seus mais sinuosos caminhos acelerando de moto, outra de suas paixões ao lado do rock.
Logo abaixo traduzimos as dez road trips ideais de Duff no noroeste americano, com direito a viagens de barco que também tem a cara da cidade portuária. Clicando nos links, você as rotas indicadas por ele marcadas no Google Maps;
1. Norte na I-97 de Cle Elum até Cashmere: Antes de mais nada, dirigir sentido norte ou sul quer dizer que não há sol batendo nos olhos. Ir para o norte na 97 te leva do frio presente no oeste de Washington em direção ao calor do alto deserto. Procure pelo Liberty Café para encontrar locais e cafeína.
2. Oeste na Highway 2 de Dry Falls até Waterville: Uma das melhores retonas do estado. É pau na máquina por 40 milhas direto. Para essa viagem, cheque duas vezes se seu detector de radares policiais está funcionando.
3. O caminho da minha casa até o Slim's Last Chance na First Avenue de Georgetown: Toda hora é hora de chili com cerveja (bem, eu não bebo mais hoje em dia, mas você entende a ideia).
4. A volta da ilha Vashon: Se você está na cidade e quer dar o fora em sua moto o mais rápido possível, basta chegar até a balsa Fauntleroy vindo de West Seattle e dirigir direto e reto em direção ao interior. Épico e de curta distância.
5. De Ballard Locks até Deception Pass pelo lado oeste da ilha Whidbey: Uma vez vi uma estatística que dizia que Seattle é a cidade com maior número de barcos por habitante nos EUA. Consiga um pequeno barco, um rádio VHF radio e honre suas calças. A rota é perigosa quando o tempo começa a virar... É bom ter certeza que seu tanque está cheio, especialmente passando perto da Deception Pass. Você não quer ser sugado para um daqueles penhascos.
6. Da minha casa ao estádio Safeco Field: Bem, mesmo com os Mariners (time de beisebol) muito mal até agora na temporada, o Safeco Field ainda é o melhor lugar do mundo para se ver um jogo de baseball, garantido.
7. Spirit Lake Highway até o monte St. Helens: Se um dia você tiver a chance, é só sair da Highway I-5 e vá para o leste.
8. North Cascades Highway: Sim, essa é demais. Os rumores são mesmo verdade. Basta sair na barragen da Ross Dam e veja o que o socialismo, quero dizer, o prorama de trabalhos federais do presidente Roosevelt fez por nós todos.
9. Balsa Lady of the Lake de Chelan até Stehekin: Não há estardas para chegar em Stehekin, um dos poucos lugares no estado de Washington que mantém a regra de "nada de Wallmarts". Lá é um lugar intocado pelo grande comércio em uma maneira rara e é uma viagem com cenários impressionantes.
10. Chegar de avião no aeroporto Seatac: OK, tecnicamente não é uma road trip. A vista de qualquer voo que chega no Seatac é uma das mais legais do mundo. Dá pra ver o monte Rainer, o Puget Sound, o centro da cidade, pontes suspensas, barcos e todos aqueles lagos escondidos que tornam Seattle a melhor cidade do mundo para pousar.