Doladodecá
Projeto surgiu para dar voz a quem vive o significado do que é passar a fazer parte de um país
Rafael Losso é um comunicador de Curitiba. Ao terminar a faculdade de Direito, passou em um concurso e mudou-se para São Paulo: tornou-se VJ da MTV Brasil foi lá que, durante quase uma década, participou ativamente das sucessivas montagens e desmontagens do imenso quebra-cabeças da cultura pop. Com um radar cada vez mais ajustado a captar os movimentos subterrâneos prontos para eclodir no mainstream, começou a publicar preciosos achados no UoD em Janeiro de 2011. Rafael Losso acumula ainda passagens pelo Livestream/Twitcam, pelo Grupo MIX de Comunicação (MIXFM e MIXTV) e por sua produtora, 360 Media House. Recentemente, resolveu que precisava de uma nova perspectiva sobre as mudanças digitais na comunicação e desembarcou em Berlim, trabalhando junto com sua esposa na Aeria Games, nova divisão digital do conglomerado de mídia ProSieben.
O Brasil passou por uma mudança social imensa na última década, com a inclusão de milhões de pessoas na economia. Pessoas que viviam em nosso território, como se fossem de outro país. Mas essa história não é sobre números e estatísticas. É sobre pessoas, com seus sonhos, suas histórias, sua cultura e sua arte, em sua nova significação sociocultural.
O projeto Doladodecá, vislumbrado pela Jornalista e articuladora Tatiana Ivanovic, surgiu para dar voz para quem vive no dia-a-dia o significado do que é passar a fazer parte de um país. Um projeto muito forte em empoderamento cultural, descartando a visão paternalista, pretensiosa e, muitas vezes, preconceituosa de uma sociedade com raros esforços de integração.
Por um lado, o Doladodecá é um coletivo criado pela produção, reflexão, e publicação de conteúdo da nova classe média brasileira. Por outro, é uma consultoria para ajudar marcas e agências a embarcarem na locomotiva de consumo que fez o Brasil se destacar entre as economias do mundo e a diminuir a dependência da nossa economia aos humores do mercado internacional.
Segundo o portal que ancora o projeto, "DoLadodeCá é uma plataforma de comunicação integrada focada nas comunidades e formada por profissionais especializados em diferentes áreas, que integram a Rede DoLadodeCá.
São duas atuações distintas:
P2P, people to people, cujo veiculo é o site, e B2P, brands to people, que desenvolve o diálogo entre marcas e pessoas, através de várias ferramentas como: Ativação, Eventos, Brand Content, Projetos através do seu Núcleo de Criação, ou Consultoria para que uma campanha tenha a linguagem mais adequada aos diferentes públicos da periferia.
Para que a marca tenha maior relevância e envolvimento com este target, realizamos Mapeamento e Pesquisa de Mercado. Todo o trabalho desenvolvido pelo DoLadodeCá tem uma Metodologia própria, cuja missão é o Progresso Compartilhado.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o site Catraca Livre do jornalista Gilberto Dimenstein e conta com colaboradores em diversas áreas.
Vai lá http://www.doladodeca.com.br/