Maya Gabeira é a bola da vez, assim começa o editorial da revista “Go Outside” (ed. Rocky Mountain), na edição que apresenta o prêmio Outsiders, entregue na semana passada para 11 atletas-aventureiros. E a bola da filha do deputado e provável futuro prefeito do Rio, capa da edição, pode estar ainda mais cheia na próxima semana quando saírem os resultados do XXL, concurso que define os maiores surfistas de ondas grandes.
A “Go Outside” é a edição brasileira da quase homônima revista americana que tem em seu quadro jornalistas-aventureiros do porte de Jon Krakauer, autor do best-seller “No ar rarefeito” e atualmente em cartaz nos cinemas com “Na natureza selvagem”, e há três anos premia os destaques nacionais nos esportes praticados na natureza.
O melhor longboarder do mundo é brasileiro. O campeão mundial de windsurfe freestyle também. Junto com eles, o Brasil tem outros nomes de expressão internacional nos campeonatos e desafios de ação. Nesse clima de adrenalina, o Outsiders 2007 homenageou alguns dos maiores talentos, aqueles que superaram desafios, bateram recordes, venceram campeonatos.
Phil Rajzman, campeão mundial de longboard, Gui Pádua, pára-quedista recordista em queda livre, Brawzinho, campeão mundial de windsurfe, a equipe Alaya Bozo D’Água, campeã mundial de rafting, Mario Roma, ciclista que encarou o Cape Epic, Sabiá, um dos maiores base-jumpers do mundo, e o ultramaratonista Valmir Nunes são alguns dos vencedores.
Os currículos são de respeito: Phil Rajzman, por exemplo, definiu um novo estilo de longboard no último mundial, realizado na França, com aéreos e 360º – manobras até então inimagináveis em um longboard. Gui Pádua espera a homologação do que deve ser o recorde mundial em queda livre, 4min40s. Sabiá tem cinco participações nos XGames no skysurfe e tem se dedicado ao B.A.S.E., que já fez da Torre Eiffel e do Cristo. Valmir Nunes bateu o recorde na Badwater, corrida de 217 km na Califórnia. A ciclista Adriana Nascimento, depois de quatro anos afastada, voltou e venceu seu nono título brasileiro no cross-country. A lista é extensa e, acima de tudo, inspiradora.
MUNDIAL DE SURFE – WCT
A segunda etapa começou ontem em Bells, Austrália, mas, por enquanto, só o feminino. Silvana Lima e Jacqueline Silva passaram.
MUNDIAL DE WINDSURFE – PWA
O brasileiro Kauli Seadi venceu a primeira etapa da categoria Wave encerrada domingo em Cabo Verde.
SURFE MASTER
Começa hoje na Prainha, Rio, o Rhyno Foam Brazilian Masters, campeonato para surfistas acima de 35 anos que vale vaga para o Mundial da ISA em abril no Peru. Ricardo Bocão, Teco Padaratz, Rodrigo Resende são alguns inscritos.
