Dica da Redação: Adeus, Lênin!
Renata Campos dá a dica
Renata Campos, produtora da Revista Mitsubishi (da editora Trip), que andou batendo o cartão no cinema durante as férias, elegeu Adeus, Lênin! como o mais bacana.
O filme conta a história de uma entusiasta do regime comunista que entra em coma durante a queda do Muro de Berlim e acorda oitos meses depois, quando a Alemanha Oriental já não existe mais.
O filho, temendo pela saúde da mãe, prefere não contar sobre a queda do Muro. "Ele, com a ajuda da namorada e de uns amigos, vai atrás de peças da Alemanha Oriental antiga para que ela não perceba a mudança: louças, jornais... Essa encenação é a parte mais bacana do filme."
Adeus, Lênin!, uma das maiores bilheterias da Alemanha, estreou no último Festival de Cinema de Berlim, onde levou o prêmio de melhor produção européia do festival. Ganhou sete categorias do Prêmio Lola, o mais prestigiado da Alemanha, e foi escolhido para representar o país no Oscar na categoria de filme estrangeiro em 2004.
Renata completa: "No final do filme a gente fica com a dúvida se a mãe do garoto realmente teria ficado chocada sem toda essa encenação".