Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Dica da redação

Depois de um breve intervalo, o roteirista celebridade Charlie Kaufman volta à tela grande com Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, dica de nosso repórter Bruno Nogueira. ?Acho estranho o fato de um roteirista se tornar tão conhecido, ainda que justificável, no caso dele?, comenta Bruno.

Kaufman fez barulho ao levar o espectador para dentro do cérebro do enigmático ator John Malkovich em Quero Ser John Malkovich, de 99. Em 2003, fez com que a Academia indicasse pela primeira vez um nome fictício ao Oscar por Adaptação. No filme, Nicolas Cage interpreta o próprio Kaufman, em crise diante de uma adaptação para o cinema e às voltas com seu irmão gêmeo, Donald Kaufman, que também decide seguir carreira de roteirista. Kaufman e seu suposto irmão gêmeo assinam o roteiro do filme.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é dirigido por Michel Gondry, responsável por alguns dos melhores clipes de Björk e The White Stripes. O filme traz elenco de estrelas: Jim Carey, em um papel antiele, segundo Bruno, deprimido, contido e, ainda assim, muito bem, além das belas Kate Winslet e Kirsten Dunst.

A trama traz toda a surrealidade e o caos típico dos roteiros de Kaufamn, mas, desta vez, para falar de amor. Joel (Jim Carrey) conhece Clementine (Kate Winslet). Apaixonam-se de cara, mas os dois possuem temperamentos opostos e acabam brigando. Clementine ouve falar de uma empresa que promete apagar lembranças ruins. Quando Joel descobre que ela se submeteu à experiência, decide fazer o mesmo. No meio do processo, ele se arrepende.

?Chorei muito depois do filme. Me fez lembrar de muita coisa que eu preferia não pensar ou esquecer. Não é uma comédia, é uma história de amor, de como ele é inexplicável e inevitável. Mas toda a maluquice do roteirista ainda está lá.? (Bruna Bittencourt) 

Sair da versão mobile