Desprograme-se

Gary Hill expõe no MIS e traz cinco videoinstalações, uma delas inédita em computação 3D

por Redação em

Gary Hill, um dos precursores da videoarte no mundo, está em exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS) com Circumstances/Circunstâncias, trazendo 5 instalações.

O artista que começou sua carreira como escultor, e nos anos 70 resolveu por explorar as possibilidade do vídeo em pleno Woodstock – período em que se falava da descentralização da produção e a possibilidade da criação independente em comunidades alternativas – comenta: “Logo depois de começar a trabalhar com mídias eletrônicas, eu me prendi às aparentemente infinitas possibilidades da imagética eletrônica e me senti desorientado diante da necessidade de delimitar meu campo para fazer algo acontecer ao invés de assisti-lo acontecer”, afirma Hill.

“Minha saída diante deste impasse foi usar meu corpo e sons da fala primordialmente como expressão, mas também como um material que eu poderia lançar contra estes sinais efêmeros e interferir na imagem e sua maneira de estar sempre presente. Eu poderia dizer que me desprogramei do culto à imagem que ainda continua a crescer diariamente”.

Entre as instalações:

Circumstances/Circunstâncias 

Arquivado em: Trip / Arte / Mídia