De olhos bem fechados

Museu do Futebol propõe experiência sensorial para aproximar videntes e cegos pelo esporte

por Luiz Filipe Tavares em

No Museu do Futebol, localizado no coração do Estádio do Pacaembu, começa neste sábado uma exposição de experiências sensoriais realizadas através do universo do futebol de cinco, a mais popular modalidade esportiva para deficientes visuais e um dos grandes destaques dos jogos olímpicos especiais, as Paraolimpíadas. A partir do dia 18 de junho, o Museu abre as portas da mostra Olhar com Outro Olhar, que pretende aproximar a população que enxerga (vidente) da comunidade cega e mostrar de perto como é a vida dos deficientes visuais no país.

Em declaração oficial à imprensa, o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, afirmou que “essa exposição irá revelar a nós – que vemos, ouvimos ou caminhamos em nossas próprias pernas – o quanto vale a pena conhecer o universo daqueles que, apesar ou, sobretudo, por suas deficiências, são capazes de superar obstáculos e construir um mundo de conhecimento e possibilidades.”

A experiência sensorial consiste na apresentação de uma foto de um jogo de futebol que é "mostrada" para os visitantes através de cinco recursos de sentidos que excluem a visão: brailel, relevo, alto-contraste, maquete tátil e áudio descrição. Com os olhos vendados, os visitantes são levados a uma caminhada pelo museu acompanhando o piso tátil e um audioguia que sinaliza o trajeto, fazendo com que cada participante sinta na pele como é viver sem o auxílio da visão.

“A exposição propõe aproximar as diferenças. Vai mostrar que cegos, surdos ou pessoas com mobilidade reduzida têm um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Vale a pena alargar nossos próprios sentidos e experiências de mundo”, declarou Leonel Kaz, curador da exposição Olhar com Outro Olhar. Quem também fez coro com a curadoria foi Clara Azevedo, diretora executiva do Museu do Futebol, afirmando que a exposição "é um mergulho nas diferentes formas de perceber o mundo que nos cerca. É um convite para que o visitante olhe uma imagem com as suas mãos e ouvidos.”

O assunto não é novidade para a Trip. Na nossa edição 139, de novembro de 2005, o repórter Ronaldo Bressane passou uma semana em imersão na comunidade cega e disputou uma série de modalidades paraolímpicas para deficientes visuais. A edição em questão era um especial sobre Respeito e Preconceito e pode ser lido na íntegra clicando aqui.

Vai lá: Exposição Olhar com Outro Olhar
Quando:
A partir de 18 de junho, das 9h às 18h
Onde: Museu do Futebol - Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
Quanto: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada). Exposição grátis no dia da inauguração, das 12h às 15h
Informações: (11) 3664-3848

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Arquivado em: Trip / Esporte / Comportamento