Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

De coadjuvantes a protagonistas

As maiores ondas da história em um campeonato de surfe. Assim foi reconhecida a primeira edição do Tow In World Cup, que juntou em Jaws, na Ilha de Maui, Havaí, alguns dos melhores surfistas da modalidade quando uma ondulação gigante se formou no Pacífico no início deste ano.
O campeonato marcou a estréia do jet ski em competições de surfe em nível internacional e, para nós brasileiros, ratificou o talento e a atitude de nossos atletas nessas condições e de nossos empresários nesse ramo.
Vencida pelo carioca Rodrigo Resende, em dupla com o havaiano Garret MacNamara, a Copa teve ainda a dupla brasileira Carlos Burle e Eraldo Gueiros na terceira posição, a organização de Rosaldo Cavalcanti e o patrocínio da produtora de filmes Estúdios Mega.
Competir com havaianos, americanos ? os donos da casa ? e também com australianos dentro d´água nunca foi fácil. Todos têm mais recursos financeiros e naturais quando o assunto é onda grande, mas, apesar disso, vimos nos saindo bem. A novidade é competir com eles na promoção de um evento desse porte, e no arquipélago.
A Copa, apesar do esforço em se evitar, acabou rivalizando com o Eddie Aikau, tradicional campeonato de ondas grandes na remada, que acabou acontecendo na mesma data, dividindo competidores comuns aos dois eventos.
Mas isso não chegou a ofuscar a prova, as imagens comprovam. Boa parte do material captado durante o evento fará parte do longa-metragem Billabong Odyssey, que tem previsão de lançamento mundial em abril de 2003. Numa das melhores seqüências do documentário, Burle disputa com Mike Parsons pela ?ultimate ride? ou, a busca pela mítica onda de 100 pés. Tudo em Jaws durante a Copa.
Havia grande expectativa sobre a realização da segunda edição, e ela cresceu quando a Quiksilver anunciou o cancelamento do Maverick´s Men Who Ride Moutains, outra importante competição para big riders.
Há duas semanas, a Tow In World Cup 2002/2003 foi confirmada, e com premiação ainda melhor oferecendo US$ 100 mil à dupla campeã, a maior em competições de surfe.
O período de espera começa na próxima segunda-feira e vai até o final de fevereiro. As 21 duplas convidadas farão sete baterias de 30 minutos, com três times, e entrarão na água duas vezes. Ao final, as três melhores ondas do time serão somadas. A prova toda acontecerá em um único dia e, se houver tempo e condições favoráveis, os quatro melhores times farão uma final.
Entre os competidores brasileiros duas novidades: a inclusão de Silvio Mancusi, que fará dupla com o havaiano Manny Carabello, e o desmanche da atual dupla campeã, Rodrigo e Garret formarão novos times. Injuriados com o cancelamento do campeonato em Maverick´s os primeiros a confirmar a participação foram os californianos, entre eles: Jeff Clark, Peter Mel, Skin Dog, Flea Virostko, Shawn Barron.
Na lista ainda estão a afinada dupla Mike Parsons/Brad Gerlach e nomes como Kelly Slater, Ross Clark Jones, Brock Little, Vetea David.
A prova só acontece com ondas superiores a 25 pés havaianos, mas, em ano de El Niño, pode-se esperar ainda mais do que na primeira edição, quando superaram os 35 pés. Esta semana as ondas beiraram os 50 pés por lá. Tudo indica que será um grande campeonato, e, qualquer que seja o resultado, ele já é grande para o surfe brasileiro.

Mundial de surfe
Sete brasileiros já garantiram vaga para a temporada 2003. Faltando duas etapas no Havaí, Herdy, Rocha e Teco ainda têm chances. A prova de Sunset foi interrompida terça-feira por excesso de ondas.

Gato de 7 títulos
Picuruta Salazar hexacampeão brasileiro de longboard entre 90 e 95 conquistou mais um na modalidade esta semana. A etapa decisiva foi no seu quintal, o Canal 1 em Santos.

MTB 12 horas
A mais longa prova de moutain bike da América Latina começa à meia-noite deste sábado. A trilha de 7 km fica ao lado do Shopping SerrAzul no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes.

Sair da versão mobile