Dacon é bom
O Mini Dacon foi lançado três décadas antes de sucessos atuais como Smart e Mini Cooper
O Mini Dacon foi lançado três décadas antes de sucessos atuais como o Smart e o Mini Cooper. Mas o Brasil daquele tempo não estava preparado para suas dimensões...
“Esse aí é o Smart?”, pergunta um senhor, ao deparar com a sessão de fotos para esta reportagem. Quase três décadas depois do lançamento, o Dacon 828, ou Mini Dacon – como ficou conhecido –,
permanece no mais completo anonimato entre o público brasileiro. Prova de que algumas ideias, por mais geniais que possam parecer, realmente pagam o preço por um simples pecado: nascerem alguns anos à frente de seu tempo...
Surgido em 1982, o modelo foi idealizado por Paulo Goulart, então proprietário da extinta concessionária Dacon – que, naquela época, além de manter as bandeiras Volkswagen e Porsche, havia se tornado uma espécie de “grife” no universo automobilístico, com personalizações exclusivas e um edifício sede que despontava como cartão-postal da capital paulista. Já a tarefa de projetar o Mini Dacon coube ao designer Anísio Campos, responsável por alguns dos mais belos desenhos sobre rodas já paridos pela indústria nacional. “O Paulo Goulart pediu que eu criasse o menor automóvel da época, mas que chamasse a atenção pelo visual. Segundo ele, o comprador só seria seduzido pela ideia de um carro pequeno se o design o agradasse”, conta Anísio, hoje com 76 anos de idade e ainda proprietário de um exemplar do Mini Dacon.
De urbano a esportivo
O objetivo inicial era fazer do excêntrico modelo um veículo de uso estritamente urbano, capaz de acomodar apenas dois ocupantes, ágil no trânsito, fácil de manobrar e econômico. Para isso, a Dacon tentou uma parceria com a Volkswagen na construção de um motor pequeno, de apenas dois cilindros. A falta de interesse da montadora, entretanto, acabou transformando o perfil do pequeno automóvel, que se converteu em um autêntico miniesportivo. “Restou à concessionária adotar o mesmo motor 1.6 que empurrava modelos como a Kombi e o Fuscão”, destaca Anísio, lembrando que o diminuto Dacon 828 tira enorme vantagem dessa mecânica em função da relação peso/potência. “O Dacon tem apenas 2,6 m de comprimento, 1,6 m de largura e 692 kg.”
Apesar do sucesso que fazia – e ainda faz – nas ruas por onde circula, o Dacon 828 não passou de 48 unidades fabricadas. “Infelizmente, o brasileiro não estava com a cabeça aberta para uma proposta tão inovadora. Hoje, o projeto teria tudo para fazer sucesso no congestionamento caótico que toma conta de nossas principais capitais”, acredita o designer. “Basta olhar o Smart e algumas releituras de clássicos do passado, como o Mini Cooper e o Fiat Cinquecento.”