Corpos marcados

Fotógrafo Marco De Bari mostra sua visão sobre tatuagens

por Cirilo Dias em

Por Cirilo Dias | Fotos Marco de Bari

Quem ouve falar da exposição, até estranha, afinal, Marco de Bari ganhou notoriedade pelo seu trabalho na revista Quatro Rodas, clicando e revelando os melhores ângulos daquele que, hoje, é o maior vilão dos paulistanos, mas ainda uma das maiores paixões, o carro. O que poucos sabem é que nos último 10 anos De Bari vêm nos colecionando retratos insinuantes e provocativos de tatuagens, espalhadas nos mais diversos corpos. E o resultado desta coleção, se revela agora na mostra Corpos Marcados, que fica exposta do dia 12 a 25 de maio, na capital paulista. Para esclarecer essa mudança radical de foco, Marco de Bari respondeu a algumas perguntas da Trip.

Você é conhecido pelo trabalho fotográfico com carros e motos. O que te levou a fotografar tatuagens? Um ensaio para mudar de ramo de atuação?
Sempre é bom mudar o tema, é bom para treinar o olhar, e acredito que todo fotógrafo deve trabalhar em um projeto pessoal, onde possa decidir como fazer o trabalho sem obrigações de chefia, linha editorial ou qualquer outra restrição.

Em sua fotos automobilísticas são comuns alguns desafios em nome do melhor ângulo, como ficar pendurado na janela de um carro em movimento. Qual o maior desafio enfrentado para esta exposição?
Convidar uma pessoa tatuada às vezes é meio complicado. Se é uma mulher, tem aquele lance de parecer cantada barata, sempre rola uma desconfiança, e ainda piora quando ela está com o namorado. Dificilmente o cara entende e no estúdio quando rola de tirar a roupa, também é stress.

Existe uma semelhança entre um carro “tunado” e um corpo tatuado?
Total semelhança. É sempre a busca pela exclusividade e originalidade.



Qual a foto que você mais gostou de fazer para esta exposição? E na vida profissional, qual a que você mais gostou de fazer?
Nesta exposição tem uma foto que eu gosto muito, que é a das pernas de uma garota com uma saia vermelha. Ela tem uma composição aliada a um forte fetiche, voyerismo, e te leva a olhar embaixo da saia. Nos carros é difícil escolher uma em tantos anos de trabalho, além do mais, todas são minhas filhas, rs.

Vai lá: Corpos Tatuados. Auditório HM!, na sede da Helpmed, rua José Ramon Urtiza, 206 - Morumbi - São Paulo. Quando: 12 a 25 de Maio, das 9h às 18h. Sábados abertos, 15/03, 16/04 e 25/05
Mais infos: (11) 2167 4090
Arquivado em: Trip / Fotografia / Arte