Conexão Brasil-Moçambique

Cooperifa recebe debate com o autor moçambicano Mia Couto nesta quarta (7) em São Paulo

por Luiz Filipe Tavares em

O poeta Sérgio Vaz e o escritor Marcelino Freire recebem nesta quarta (7) em São Paulo um convidado muito especial para comemorar 11 anos de sarau da Cooperifa. Mia Couto, cultuado escritor moçambicano, debate literatura sem fronteiras em lingua portuguesa no já tradicional Bar do Zé Batidão, no Jardim Guarujá, zona sul da capital paulista, à partir das 18h.

Aos 57 anos, Couto é um dos maiores nomes do realismo animista e da ficção histórica contemporânea no continente africano. Sócio correspondente eleito da Academia Brasileira de Letras desde 1998, ele recebeu diversos prêmios por seu trabalho. Seja como contista, poeta ou romancista, ele já é amplamente considerado um dos dez melhores escritores africanos do século XX e é o moçambicano com mais livros traduzidos na história do país.

Além do trabalho literário, Mia é um respeitado biólogo de estudos ambientais. Titular da cadeira de ecologia na Universidade Eduardo Mondlane, ele também chegou a dirigir avaliações de impacto ambiental em todo Moçambique. Entre os romances, seu maior êxito é Terra Sonâmbula (1992), um registro brutal e imaginativo dos últimos anos da guerra civil que varreu o território moçambicano de 1976 a 1992.

O debate tem limite de 150 espectadores e o preço do ingresso são dois livros infantis para doação. Depois da discussão, a Cooperifa fará um sarau comemorativo aos 11 anos de encontros de poetas da periferia paulistana.

Vai lá: debate Literatura Sem Fronteiras com Mia Couto, Sérgio Vaz e Marcelino Freire
Quando: quarta, 7/11, às 18h
Onde: Bar do Zé Batidão - Rua Bartolomeu dos Santos, 797 - Jardim Guarujá, São Paulo
Ingressos: dois livros infantis
Informações: www.facebook.com/Cooperifa

Arquivado em: Trip / Livros