Comentário sobre a importância do Dinheiro
Dinheiro x Vida
A maioria das pessoas trabalha de segunda a sexta-feira. No fim de semana estão cansadas, em processo de recuperação de forças. Mesmo quem trabalha com burocracias, computadores, escritórios (trabalho muitas vezes brutal e exaustivo) fica esgotado depois de semana de esforço concentrado. A mente não agüenta mais, chega a doer.
Faça uma experiência. Convide algumas pessoas que trabalharam a semana toda, ou a si mesmo, para ir a um parque ou a um jardim. O encontro com a natureza é a forma mais sadia de reciclar energias, espairecer e descansar. Qual será a resposta? A maioria dirá que trabalhou a semana toda e quer descansar. Para elas ir de encontro a natureza dá trabalho e cansa. Querem ficar o dia todo na cama, dormindo, assistindo TV, sem fazer nada que envolva esforço ou trabalho. Consideram isso descanso e até brigariam para ter esse direito.
Agora, convide-as para ganhar dinheiro extra no fim de semana, que era para descansar. O cansaço desaparece como que por encanto, o sorriso se instala no rosto e quase dá para ver a mente calculando. A primeira pergunta é quanto vai ganhar e a seguinte poderá ser: e se trabalhar até mais tarde, ganha mais quanto? Para ganhar dinheiro a mais, sempre há uma reserva de energias a ser explorada. Dinheiro ganho no bolso ou no banco, trás tamanha satisfação que na segunda-feira as energias estarão recompostas naturalmente. Mas como não dá para fazer mágica com a natureza, uma certeza: vai custar caro no final do processo.
Mas, puxa, dinheiro para que se gastamos todo nosso tempo para ganhá-lo e não temos tempo para curti-lo? Curtir o que? São tantas contas a pagar que no fim o ganho extra torna-se imperceptível.
Sempre disse que prefiro fazer amigos a ganhar dinheiro. Eles gostam de mim pelo que sou, porque de meu, nada tenho. Quando as coisas ficam insustentáveis, sempre posso pedir socorro a meus amigos. E, já provaram que não me deixarão em falta, muito menos eu a eles. Agora quem tem dinheiro sempre terá dificuldade em ter amigos. Claro, será rodeado por muitos que se dirão amigos. Mas quais exatamente aqueles que estão a seu lado por serem seus amigos de fato? Nunca saberá com certeza. Sabemos a que ponto pode chegar o homem por dinheiro.
Talvez dinheiro seja o maior adversário da vida, mas acho que não dá mais para mudar. Tudo é como tem que ser, provavelmente. Eu é que vou ficando anacrônico na medida em que envelheço.
**
Luiz Mendes
12/08/2010.