Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Cinema no planalto

Por Clarissa Vassimon


Começa nesta quarta, 20, o 7º Festival Internacional de Cinema de Brasília. Durante 11 dias serão exibidos 100 longas produzidos em diversos países e documentários premiados, a grande maioria inédita no Brasil. O festival ainda traz ao Brasil o diretor Todd Solondz.


O cineasta norte-americano apresenta aqui seu mais recente filme, Palíndromos, sobre as dificuldades de uma garota que sonha em ser mãe. Solondz é conhecido por seus filmes perturbadores, como Bem-Vindo à Casa de Bonecas, cruel retrato da pré-adolescência, e Felicidade, no qual um pai pedófilo confessa seu desejo ao filho.


A abertura do festival traz Gaijin – Ama-me Como Sou, seqüência de Gaijin ? Caminhos da Liberdade, de 1980. O longa dirigido por Tizuka Yamasaki narra a saga de imigrantes japoneses no Brasil. Terra da Fartura, do alemão Wim Wenders, e 2046, do chinês Wong Kar-Wai, são outros destaques do festival.


Entre os documentários, o mais aguardado é Por Dentro do Garganta Profunda. A dupla de diretores Fenton Bailey e Randy Barbato mostra a história do cult pornográfico Garganta Profunda, desde sua produção até o impacto que causou na sociedade americana. O filme traz depoimentos do cineasta Wes Craven e do publisher da revista Hustler, Larry Flint. Já o inglês Liberace de Bagdá aborda a guerra do Iraque e Le Mur mostra o muro que está sendo construído em volta de Israel.


Vai lá:
O quê:
7º Festival Internacional de Cinema de Brasília
Quando:de 20/07 a 31/07
Onde: Academia de Tênis Resort [Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 04 – Conj 05 – Lote 1B ? Tel.:61 316-6161 ? Brasília/DF] e no Cine Academia Cultura Inglesa [Setor de Clubes Esportivos Sul – 709/908 Térreo BL. B ? Tel.: 61 443-8885]
Quanto: R$ 14

Sair da versão mobile