Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

CHANCES PARA TODOS

Os australianos começaram bem no G-Shock ASP World Tour 99, o mundial de surfe profissional. Competindo em casa eles corresponderam à expectativa da torcida e ocuparam as quatro primeiras posições da prova inaugural.
A tarefa foi facilitada pelo abandono do hexacampeão mundial e defensor do título da etapa, Kelly Slater, no meio da competição. Alegando compromissos o norte-americano, que este ano participará como convidado das etapas que escolher, não pôde esperar a melhora das condições do mar que levou à interrupção da disputa.
A falta de ondas obrigou os organizadores a deslocarem o Billabong Pro, previsto para Kirra Point ou Burleigh Heads, duas das melhores ondas da Austrália, para a praia de Cabarita, na Gold Coast.
Depois de dominar o circuito mundial nos primeiros dez anos de sua realização, fazendo oito campeões, os australianos foram perdendo a hegemonia. Hoje, 23 temporadas disputadas, eles ainda têm a maioria dos títulos, 11, mas a marca pode ser igualada este ano pelos norte-americanos. Os intrusos nessas estatísticas são o sul-africano Shaun Tomson, campeão em 77, e o inglês Martin Potter, que ficou com o título em 89.
Os primeiros colocados na primeira prova do ano são nomes recentes no cenário do Tour, o que sugere uma renovação bem vinda. Para Beau Emerton, 24, há três anos no circuito, e que no ano passado só garantiu a vaga pela divisão de acesso, a primeira vitória em provas de WCT foi de levantar o moral.
Para os brasileiros, como para todos, as chances aumentaram quando Slater deu pista. A boa estréia de Cristiano Spirro, que só perdeu para o campeão, terminando em nono junto com Renan Rocha e Armando Daltro, mais a volta por cima, como campeão do WQS, de Fábio Gouveia, além de Peterson Rosa, oitavo do mundo em 98, alimentam esperanças.

NOTAS
WQS
Armando Daltro e Fábio Gouveia terão que dar duro para seguirem líderes do ranking. A oitava etapa do circuito que começou terça-feira em Margareth River, Austrália, é a primeira cinco estrelas do ano. Entre os 224 inscritos, apenas 13 brasileiros, número bem inferior ao dos últimos anos.

Brasileiro de surfe
O ubatubense Odirley Coutinho, 19, entrou na primeira fase das triagens e atropelou os favoritos para conquistar sua primeira vitória no circuito. A etapa, disputada em ondas pequenas na Barra da Tijuca, Rio, foi a quarta do ano. A próxima prova será em Salvador nos dias 10 e 11 de abril.

Alpinismo
Muito se produziu e faturou sobre as trágicas expedições ao Everest em 96. O sherpa Makalu Gau em recente entrevista ao site Mountain Zone descreve com detalhes, a situação extrema a que chegou no acidente. www.mountainzone.com/climbing/misc/gav/. Vale conferir.

Sair da versão mobile