Carnavalinha
O Carnaval promete uma trégua no tempo ruim e deve ter mais sol e calor e menos ondas
Chegamos mais cedo nesta semana porque ainda há tempo para pegar umas ondas mais servidas! E claro, para trazer em primeira mão o cardápio do Carnaval, que promete mais sol e calor e menos ondas, mas ainda rendendo uma brincadeira para aliviar a tensão. Pegue o chocolate quente e dê um pause no chefe – nessa manhã fria de quinta-feira o LD chega mais cedo e mais gordo para furar a fila das pendências e roubar sua atenção por alguns minutos. Afinal, surfar é preciso!
INVERNICO
Semana de altas no litoral paulista! A expectativa vem se concretizando e seguimos com muito surf desde o início da semana, com dois swells seguidos se mesclando e garantindo ação non-stop de norte a sul. A passagem das tempestades que geraram estas ondas também acabou impulsionando a passagem da frente fria que ainda nos envolve, acompanhada de um indesejável incremento no fluxo de ventos de sul/sudeste, que sopram acima da média apresentada nas últimas semanas.
Além de exigir alguma perícia para pontuar as melhores condições no surf, esse sistema também coloca um ponto final na insana onda de calor e reduz a temperatura média da água em alguns graus (aproximadamente 29º para 26º), o que já faz com que os mais friorentos saquem o neoprene do armário. Nesta semana de muitas ondas, nem tudo tem sido uma maravilha, pois a formação tem sido afetada pelos ventos, variando bastante as condições de pico para pico. Mesmo com o pentelho vento sudeste (momentos de sudoeste também têm sido reportado em alguns picos) na área, mantendo o bom e velho espírito da busca e a disciplina de ir cedo, boas ondas entre 1 e 1,5m, inclusive com algumas maiores, têm sido surfadas diariamente por quem pode procurá-las.
Além dos ventos, outro ponto que tem influenciado bastante o desempenho do surf nesta animada sequência são as amplas variações de marés, que ajudam nas trocas e dão uma empacada nos extremos.
A SEGUNDA METADE DO SWELL N.6: MAIS SURF ATÉ O FIM DA SEMANA
Seguimos com boas notícias no curto prazo e deve-se confirmar a “prometida” semana de altas, à medida que o segundo estágio do Swell n.6 (o que está rolando agora) encosta de fato. No fim de tarde desta 4ª, o mar ficou grosso e alguns picos já apresentaram séries de 1,5 a 2m. Teremos mesa farta até a beirada do FDS e continuaremos com potencial para 1,5m e possivelmente até algumas um pouco mais servidas de sul/sudeste em momentos/ picos especiais nesta 5ª, com menor ação dos ventos de sudeste, agora já “querendo” virar para leste.
Esse segundo estágio (reforço de sul/sudeste) que começou a encostar na 4a é a última subida dentro do Swell n.6 e tende a atingir o ápice nesta madrugada – de 4ª para 5ª - e depois a tendência é claramente declinante, mas possivelmente com ganho de qualidade. O tempo permanece carrancudo até 5ª, inclusive com chuva, e depois melhora. Ou seja, se puder aproveite enquanto há boa pressão e menos cabeças na água!
CARNAVAL 2011: TEMPO BOM E ALGUMAS VALINHAS
Oriente Médio em ebulição com seus ditadores sanguinários, escalada da inflação, petróleo e ouro em ascensão e a capital paulista a beira do caos a cada chuva que nos acomete. Nada disso importará durante quase uma semana. Chegou o Carnaval e para a maioria das pessoas, diversão e sol é só o que importa. Mas pra quem surfa o pacote só fica completo se tiver ondas, e neste ano o calendário parece não ter ajudado muito. Bem que o super feriado poderia estar rolando nesta semana, com muitas ondas e tempo complicado para dar uma amenizada no inevitável êxodo rumo ao litoral. Mas não será o caso.
TEMPO: SOL & TRÉGUA NAS CHUVAS
A expectativa é de mudança completa no cenário, com melhora do tempo já a partir desta sexta-feira, data quando o sol deve reaparecer e passar a predominar durante ao menos até segunda-feira, e fim da rodada recente de chuvas. É isso aí, o Carnaval deve começar com tempo bom, elevação de temperaturas e possibilidade de chuva só de 3ª em diante – não precisa nem ser um entusiasta das previsões para saber que Quarta-feira de Cinzas SEMPRE traz maior chance de chuvas.
ONDAS: PODIA ESTAR MELHOR, MAS VAI ROLAR UMA BRINCADEIRA
Sob a forte atuação de um centro de alta pressão e nenhuma tempestade significativa nos radares, a produção de ondas no Atlântico Sul parece bastante limitada no médio e longo prazo. O possível swell avistado na ultima semana enfraqueceu e vai passar por fora. Sendo assim, teremos o finalzinho do longo swell n.6 no sábado e depois ficaremos basicamente por ondas de vento de baixo período associadas a eventuais pulsos rápidos com período mais elevado, mas nenhuma ondulação de fato. Como de costume, a Quarta-feira de Cinzas pode apresentar alguma reação, e como ainda está a uma semana de distância, merece atenção.
Resumindo, o prato principal do carnaval deve ser o famoso meio metro com eventuais momentos um pouco mais intensos, como no sábado cedo. A direção principal é sudeste, mas sofre um pouco de variação ao longo do feriado, com a sensação de que a influência de leste pode ser constante. Isso deve significar um pequeno sobe e desce ao longo dos dias, espalhando a brincadeira por diversos picos – preferencialmente os de sudeste - e justificando uma checada em busca dos melhores momentos.
Abraços e bom Carnaval!
Liquid Dreams
Twitter: @liquidsurf