Camisa de força
Camiseta de banda, fama, estilo, Ronnie Von, Pupillo, Paulo Miklos e mais uma turma
RONNIE VON, 66 anos, cantor e compositor.
Camiseta: The Beatles. “Para mim a música popular se divide em antes e depois dos Beatles. Se você pegar qualquer grupo hoje em dia, em algum momento vão falar neles como referência, em alguma canção podemos notar alguma influência, mesmo que sutil...
” Quando começou a fazer música? “Eu era amigo dos Brazilian Bitles e eles tocavam nas boites do Beco das Garrafas, no Rio. Uma vez eles me arrastaram para o palco para cantar, e o empresário João Araújo, que estava assistindo ao show, me convidou para gravar um disco assim que desci do palco. O resto é história.”
Música de amor favorita: “Georgia on my Mind”, de Ray Charles.
GUI BORRATO, 36 anos, DJ e produtor.
Camiseta: Black Sabbath. “Comecei a tocar guitarra aos 9 anos por causa do Tony Iommi [guitarrista do Sabbath]. Na minha opinião o Tony fez os riffs mais pesados do rock.
"Quando começou a fazer música? “Tudo começou com meu avô, pai de minha mãe, que era maestro. Comecei a estudar piano e violão entre 9 e 10 anos. Estudei até os 20 e poucos, que foi quando eu entrei na faculdade de arquitetura, mas toco até hoje.
"Música de amor favorita: “Adiós Nonino”, do Astor Piazzolla.
RAPPIN' HOOD, 38 anos, rapper.
Camiseta: Public Enemy. “O Public Enemy é minha banda favorita pela autoestima que me trouxe, pela militância, pelo discurso e pela atitude somados a um som da pesada.
"Quando começou a fazer música? “Aos 7 anos já era DJ e aos 14 já tocava lendo partituras em fanfarras e bandas marciais, ao mesmo tempo em que participava dos encontros de hip hop no metrô São Bento.”
THIAGO PETHIT, 27 anos, cantor e compositor.
Camiseta: David Bowie. “O Bowie desenvolveu uma linguagem artística, sonora e visual das mais contemporâneas. Descendente de Brecht e ancestral mais antigo de Lady Gaga. Cabem muitos Bowies em um só. Eu o conheci criança pelos discos do meu pai e achava que era uma mulher com nome de homem.” Quando começou a fazer música? “Sempre escutei música de todos os tipos. Nunca estudei e não tinha intenções de trabalhar com isso. Me formei em teatro, mas aos poucos fui percebendo que a música autoral tinha um aspecto de transgressão e comunicação com o público que me interessava mais e era mais forte que meu gosto pelo teatro.”
Música de amor favorita: “Youkali”, do Kurt Weill.
PAULO MIKLOS, 51 anos, vocalista e compositor dos Titãs.
Camiseta: Garotas Suecas. “Foi minha filha, Manoela, que me apresentou a banda. Fomos a dois shows juntos em São Paulo e, além da nostalgia por estar em lugares onde me apresentei com os Titãs nos anos 80, estava diante de uma banda com energia e dedicação em escrever sua história.”
Quando começou a fazer música? “Lembro que na minha infância vibrava com os festivais de música da Record, nos anos 60. Aos 8 anos de idade eu já tinha me decidido, seria astronauta, cantor ou jogador de futebol. Com a impossibilidade de ir à Lua e a inaptidão com a bola, meu destino foi seguir a paixão pela música.”
Música de amor favorita? Uma só? “Amor em fúria”, do Vivendo do Ócio.
PUPILLO MENEZES, 36 anos, baterista do Nação Zumbi.
Camiseta: The Skatalites. “Admiro imensamente o trabalho desses artistas [da banda jamaicana de ska], que driblam as adversidades do lugar onde vivem buscando o lazer na variedade do trabalho.
"Quando começou a fazer música? “Meu primeiro contato com música deve ter sido no ventre da minha mãe. Acordei no mundo ouvindo alguma canção do rei Roberto Carlos e resolvi ser músico quando percebi que não serviria pra fazer nada que não traduzisse minha honestidade.
"Música de amor favorita: “É aquela que não desvia a atenção na hora em que todos os sentidos estão voltados pra pessoa amada.”
DUDU TSUDA, 31 anos, tecladista do Jumbo Elektro e produtor.
Camiseta: Radiohead. “Para mim, o Radiohead é a banda que melhor equilibra o par intensidade emocional e refinamento estético contemporâneo. Ao contrário da maioria dos fãs, fui pego pelos discos Kid A e Amnesiac.
"Quando começou a fazer música? “Eu tinha 11 anos quando conheci Zaga Silos, que era meu vizinho. Ele é pianista e teve uma banda nos anos 80 chamada Tático Móvel. Foi ele quem me ensinou a gostar de música e a querer fazer isso da vida.
"Música de amor favorita: “‘Virgínia’, dos Mutantes, é musica de amor?”
Coordenação geral Adriana Verani
Produção Anabelle Custodio
Ass. foto. Jef. Vieira
Make/Hair Juliana Gonçalves (CAPA/ MGT)