Camisa de força

Camiseta de banda, fama, estilo, Ronnie Von, Pupillo, Paulo Miklos e mais uma turma

por Redação em

RONNIE VON, 66 anos, cantor e compositor.
Camiseta:
The Beatles. “Para mim a música popular se divide em antes e depois dos Beatles. Se você pegar qualquer grupo hoje em dia, em algum momento vão falar neles como referência, em alguma canção podemos notar alguma influência, mesmo que sutil...
Quando começou a fazer música? “Eu era amigo dos Brazilian Bitles e eles tocavam nas boites do Beco das Garrafas, no Rio. Uma vez eles me arrastaram para o palco para cantar, e o empresário João Araújo, que estava assistindo ao show, me convidou para gravar um disco assim que desci do palco. O resto é história.”
Música de amor favorita:
“Georgia on my Mind”, de Ray Charles.

 

GUI BORRATO, 36 anos, DJ e produtor.
Camiseta:
Black Sabbath. “Comecei a tocar guitarra aos 9 anos por causa do Tony Iommi [guitarrista do Sabbath]. Na minha opinião o Tony fez os riffs mais pesados do rock.
"Quando começou a fazer música? “Tudo começou com meu avô, pai de minha mãe, que era maestro. Comecei a estudar piano e violão entre 9 e 10 anos. Estudei até os 20 e poucos, que foi quando eu entrei na faculdade de arquitetura, mas toco até hoje.
"Música de amor favorita: “Adiós Nonino”, do Astor Piazzolla.

 

RAPPIN' HOOD, 38 anos, rapper.
Camiseta: Public Enemy. “O Public Enemy é minha banda favorita pela autoestima que me trouxe, pela militância, pelo discurso e pela atitude somados a um som da pesada.
"Quando começou a fazer música? “Aos 7 anos já era DJ e aos 14 já tocava lendo partituras em fanfarras e bandas marciais, ao mesmo tempo em que participava dos encontros de hip hop no metrô São Bento.”

 

THIAGO PETHIT, 27 anos, cantor e compositor.
Camiseta: David Bowie. “O Bowie desenvolveu uma linguagem artística, sonora e visual das mais contemporâneas. Descendente de Brecht e ancestral mais antigo de Lady Gaga. Cabem muitos Bowies em um só. Eu o conheci criança pelos discos do meu pai e achava que era uma mulher com nome de homem.” Quando começou a fazer música? “Sempre escutei música de todos os tipos. Nunca estudei e não tinha intenções de trabalhar com isso. Me formei em teatro, mas aos poucos fui percebendo que a música autoral tinha um aspecto de transgressão e comunicação com o público que me interessava mais e era mais forte que meu gosto pelo teatro.”
Música de amor favorita:
“Youkali”, do Kurt Weill.

 

PAULO MIKLOS, 51 anos, vocalista e compositor dos Titãs.
Camiseta:
Garotas Suecas. “Foi minha filha, Manoela, que me apresentou a banda. Fomos a dois shows juntos em São Paulo e, além da nostalgia por estar em lugares onde me apresentei com os Titãs nos anos 80, estava diante de uma banda com energia e dedicação em escrever sua história.”
Quando começou a fazer música?
“Lembro que na minha infância vibrava com os festivais de música da Record, nos anos 60. Aos 8 anos de idade eu já tinha me decidido, seria astronauta, cantor ou jogador de futebol. Com a impossibilidade de ir à Lua e a inaptidão com a bola, meu destino foi seguir a paixão pela música.”
Música de amor favorita? Uma só? “Amor em fúria”, do Vivendo do Ócio.

 

PUPILLO MENEZES, 36 anos, baterista do Nação Zumbi.
Camiseta: The Skatalites. “Admiro imensamente o trabalho desses artistas [da banda jamaicana de ska], que driblam as adversidades do lugar onde vivem buscando o lazer na variedade do trabalho.
"Quando começou a fazer música? “Meu primeiro contato com música deve ter sido no ventre da minha mãe. Acordei no mundo ouvindo alguma canção do rei Roberto Carlos e resolvi ser músico quando percebi que não serviria pra fazer nada que não traduzisse minha honestidade.
"Música de amor favorita: “É aquela que não desvia a atenção na hora em que todos os sentidos estão voltados pra pessoa amada.”

 

DUDU TSUDA, 31 anos, tecladista do Jumbo Elektro e produtor.
Camiseta:
Radiohead. “Para mim, o Radiohead é a banda que melhor equilibra o par intensidade emocional e refinamento estético contemporâneo. Ao contrário da maioria dos fãs, fui pego pelos discos Kid A e Amnesiac.
"Quando começou a fazer música? “Eu tinha 11 anos quando conheci Zaga Silos, que era meu vizinho. Ele é pianista e teve uma banda nos anos 80 chamada Tático Móvel. Foi ele quem me ensinou a gostar de música e a querer fazer isso da vida.
"Música de amor favorita: “‘Virgínia’, dos Mutantes, é musica de amor?”

 


Coordenação geral Adriana Verani
Produção Anabelle Custodio
Ass. foto. Jef. Vieira
Make/Hair Juliana Gonçalves (CAPA/ MGT)

 

Crédito: Ludovic Carème
Crédito: Ludovic Carème
Crédito: Ludovic Carème
Crédito: Ludovic Carème
Crédito: Ludovic Carème
Crédito: Ludovic Carème
Crédito: Ludovic Carème
Arquivado em: Trip