Brasil avança
Mineirinho, Raoni e Heitor Alves vencem e vão para 3ª fase do Billabong Rio Pro 2011
A primeira repescagem do Billabong Rio Pro, a etapa brasileira do Circuito Mundial de surf masculino profissional, começou nesta quarta feira na praia do Arpoador, coração do Rio de Janeiro, com destaque para a bela vitória de Adriano de Souza, o Mineirinho, sobre o catarinense Ricardinho dos Santos. Com uma manhã sem vento e ondas de um metro na zona sul da Cidade Maravilhosa, as baterias foram disputadíssimas até o final, com poucas vantagens de mais de 2 pontos entre os competidores.
Mas o dia começou difícil para os brasileiros. Logo na primeira bateria da quarta, o sulafricano Jordy Smith, um dos favoritos do torneio, passou sem maiores problemas pelo ainda jovem Peterson Crisanto, um dos novos talentos do surf brasileiro, de apenas 19 anos. Depois foi a vez do australiano Bebe Durbige passar pelo brazuca Igor Morais, com diferença de menos de um ponto nas duas notas somadas. Na terceira bateria, duelo apertado entre o taitiano Michel Bourez e o local Simão Romão, com o brasileiro perdendo por apenas 0.4 pontos, na segunda mais brigada bateria do dia.
Depois da vitória de Mineirinho na única bateria entre brasileiros dessa repescagem, o número 2 do mundo, Joel Parkinson, conseguiu empatar a nota mais alta para uma só onda no campeonato (um 9.0 para encostar em Kelly Slater) e eliminou o compatriota Kai Otton na bateria exclusivamente australiana. Na sequência foram duas baterias de norteamericanos contra australianos, com uma vitória para cada lado. Primeiro com Bobby Martinez (EUA) bateu Matt Wilkinson e depois Kierren Pierow (AUS) passou por muito pouco sobre Gabe Kling. Depois, em mais uma bateria de australianos, Josh Kerr despachou Chris Davidson em mais um duelo pra lá de equilibrado.
Com as condições piorando a cada meia hora, a nona bateria do dia foi disputada em língua portuguesa. Com duas ótimas ondas no final da bateria, o brasileiro Raoni Monteiro mandou o português Tiago Pires para casa mais cedo, garantindo-se como terceiro brasileiro classificado para a terceira fase da etapa. Logo em seguida o americano CJ Hobgood passou tranquilo por Julian Wilson, da Austrália.
Chegando ao fim do segundo dia de competições no Arpoador, vimos o cearense Heitor Alves dar um baile no jovem havaiano Dusty Payne, com uma onda sólida ainda na primeira metade da penúltima bateria garantindo a vitória e a classificação para a terceira fase do torneio. E no último confronto do dia, foi a vez de um catarinense cair na água pra provar porque é uma das maiores promessas do surf atual: Alejo Muniz, de apenas 21 anos, lutou até o fim mas não conseguiu superar o australiano Adam Melling, que igualou a nota 9.0 para uma onda que já havia sido conseguida por Slater e Parkinson.
Com isso, teremos quatro brasileiros entre os 24 surfistas restantes no torneio.Os vencedores da repescagem de hoje enfrentam Owen Wright, Adrian Buchan, Taj Burrow, Mick Fanning, Patrick Gudauskas, Jadson Andre, Jeremy Flores, Damien Hobgood, Cory Lopez, Daniel Ross, Taylor Knox e o dez vezes campeão do mundo Kelly Slater, em mais doze baterias cabeça a cabeça, decidindo as primeiras seis vagas para a última etapa da fase preliminar desta terceira perna do ASP World Tour.
Se as condições ajudarem, começa nesta quinta (19) a terceira fase do Billabong Rio Pro, que pode acontecer tanto na praia da Barra quanto na praia do Arpoador, sempre com transmissão ao vivo pelo site do circuito mundial, que tem um streaming de alta qualidade e todas as estatísticas em tempo real. No alto da página você fotos dos dois primeiros dias de competição no Rio de Janeiro.