Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Braço Duro

Bracistas do mundo inteiro estarão em Moscou a partir de 14 de novembro para o 24° Campeonato Mundial de Luta de Braço, promovido pela World Armwrestling Federation. O Brasil, que manda 45 atletas parrudos, homens e mulheres, é favorito ao título. Em 2002, no Egito, a seleção canari-nho foi a segunda melhor. O Brasil está entre os cinco melhores países na queda de braço.
Paulo Periquito Sabioni, 38, técnico do grupo, conta que os adversários mais temidos são os robustos russos. O esporte lá é muito popular, e certos campeões da luta de braço já viraram até nome de praça na ex-URSS. No Brasil, a modalidade ainda é pouco conhecida do público, mas a Confederação Brasileira de Luta de Braço, com sede em Indaiatuba (SP), tem 21 associações afiliadas e cerca de 15 mil atletas inscritos.
O treinamento tem vários exercícios. No Apoio de Dedos (ou Garçom), o atleta, de pé ou sentado, mantém um dos braços como se fosse carregar uma bandeja à altura dos ombros, semiflexionando os dedos, mas, em vez de bandeja, utilizam-se anilhas. Além deste, há exercícios com equipamentos, como o Bananinha, o Treino com Corda, a Rotação de Punho, o Alicate e a Máquina de Força ? veja a lista completa em www.cblb.com.br. (Marcelo Bortoloti)


Foto Rogério Alonso

 
Sair da versão mobile