Berço esplêndido
Vik Muniz traz ao país a maior mostra dedicada ao seu trabalho, reunindo 131 fotografias
Vik Muniz é conhecido por retratar o guerrilheiro Che Guevara com geleia ou então reproduzir a clássica imagem da Mona Lisa em pasta de amendoim, sem falar no retrato da Medusa criado com espaguete ao sugo, tudo devidamente clicado por ele para que as fotos sejam expostas.
Presente no acervo de grandes museus como o Guggenheim, em Nova York, e no da galeria Tate Modern, em Londres, a obra do artista plástico e fotógrafo paulistano conquistou fama e respeito internacional.
Aos 47 anos e há 25 morando nos EUA, Vik trouxe ao país a maior mostra dedicada ao seu trabalho, reunindo 131 fotografias.
Depois de passar pelo MoMA (Museu de Arte Moderna) de Nova York, Canadá, México e Rio de Janeiro, a exposição chega a São Paulo em abril: “Essa exposição, por estar no Brasil, local da minha cultura natal, assume pra mim um caráter muito pessoal. É como se eu estivesse tendo um diálogo comigo mesmo”, conta ele antes de completar: “Acredito que o público brasileiro tenha uma intimidade com a minha obra, pela nacionalidade em comum, que é impossível de alcançar no exterior”.
Vai lá: “Vik”, de 23/4 a 14/7, Masp (Museu de Arte de São Paulo), http://masp.uol.com.br