Beach boys

Desbravador das fotos de surfe no país, Klaus Mitteldorf junta-se a David Carson no livro Almaquática

por Redação em

Os caras comeram muita mulher, pegaram muita onda e deram muitas voltas ao redor do mundo. E agora, como se sentados estivessem em volta de uma singela fogueira, depois de taças e mais taças do melhor vinho, abrem o jogo e contam tudo da incrível aventura que viveram nesses últimos 30 anos. Pra nosso deleite.

O livro Almaquática é isso, uma catarse coletiva entre três grandes expoentes desse novo estilo de vida idílico e hedonista surgido na prosperidade americana do pós-guerra e que teve no surf, assim como no rock'n'roll, o elemento catalisador de tantas mudanças filosóficas e comportamentais pra nossa tribo.

As areias do Guarujá, de Ubatuba e da Califórnia são testemunha. Os caras são do mar, do surf, sabem do que estão falando. Klaus Mitteldorf é hoje um dos grandes da fotografia brasileira, mas foi na saudosa revista Brasil Surf da década de 70 que suas imagens revelaram pro resto do país, pela primeira vez, que havia ondas no Sul e em Ubatuba. As incríveis fotos são suas.

Sidão praticamente fundou o surf paulistano, ainda na década de 60, além de ser pioneiro na indústria de surfwear (com a Op), nos anos 70, e um dos pais do circuito brasileiro (com os Op pros), nos 80. O inspirado texto do livro é seu.

David Carson é um guru entre os designers, e foi também responsável pela repaginacão da Surfer gringa e desta mesma Trip. A pirante programação visual é dele. Folhear Almaquática é o mesmo que estar presente ao redor dessa fogueira, enquanto três vividos brothers contam tudo da incrível estrada que percorreram.

por Fred D’Orey, soul surfer e dono da grife Totem

Vai lá:

Almaquática, editora Terra Virgem, 240 págs. R$ 55

Arquivado em: Trip / Livros / Surf