Antes da travessia
Resgatadas imagens do ensaio fotográfico que gerou a capa de Abbey Road, dos Beatles
A mitologia todo mundo conhece: John Lennon é o padre, vestido de branco e puxando a fila do enterro. Ringo Starr é o diretor funerário, vestido de preto. Paul McCartney é o cadáver, descalço como em tantas tradições orientais. E finalmente George Harrison é o coveiro, mais mal arrumado e usando jeans. O enterro cenográfico em questão é a capa de Abbey Road, o último disco gravado pelos Beatles (apesar de ter saído antes de Let It Be, gravado um ano antes), com os quatro garotos de Liverpool cruzando uma faixa de pedestres na frente dos estúdios da EMI britânica, que dá nome ao LP.
A foto foi ideia de Paul McCartney. Comandado por Iain Macmillan no dia 8 de agosto de 1969 enquanto um policial bloqueava o trânsito, o ensaio rendeu apenas cinco fotos que poderiam ser usadas na capa do disco. Com muitas reclamações de Lennon, o ensaio durou apenas 10 minutos, com Paul escolhendo a foto final. Mas a equipe de arte da Apple Records também estava presente e registrou dezenas de fotos de bastidores, que felizmente foram resgatadas nessa semana peloa blogueira Kyoko, do Tumblr The Phobia.
Nessa seleção de fotos estão cliques perdidos dos Beatles em meio à produção de uma de suas mais icônicas imagens. Nas fotos é possível ver por outros ângulos a clássica capa e ver a movimentação nos arredores do número 18 da Rua Abbey, onde foi registrado o momento histórico.
Veja a galeria.
Vai lá: www.thephobia.com