Animais sofrem?

O problema está não no que o animal possa entender mas até que ponto ele é capaz de sofrer

por Luiz Alberto Mendes em

Animais Sofrem?

Existimos no mundo e isso é glorioso. O animal apenas vive no ambiente, quase em simbiose contínua, qual fosse extensão do meio em que habita. O homem viaja, mesmo que não sai do lugar e nem conheça mapas. O animal se movimenta em busca de abundância de alimento e temperaturas mais favoráveis. Mas é preciso pensar além do linear, além da arrogância humana e de nos auto julgar “animais superiores”.

É óbvio que os animais sentem. Até as plantas, já foi provado cientificamente que elas sentem. Embora ainda não nos seja possível determinar com precisão o que eles sentem com certeza. Estudos recentes com os primatas nos indicam que esses animais possuem estruturas refinadas de organização simbólica.

Para mim o problema esta não no que o animal possa entender, mas até que ponto ele é capaz de sofrer. Como o animal sente a dor; parecido com o que sentimos? À primeira vista, assim de forma um tanto quanto rudimentar, eles parecem sofrer e, precisamos pensar nisso também, ser felizes também. No mínimo ficam muito alegres e contentes; isso quem tem cães, por exemplo, percebe sempre.

Mas a dor para eles, como para nós, ultrapassa a questão física? Eis a questão. O meu cão (Chicão) ultrapassa. Precisa ver a choradeira que arma aqui no portão toda vez que saio. Também a alegria explosiva que manifesta quando chego. Não importa de onde e quanto tempo tenha demorado, para ele (a noção de tempo para os cães não é muito bem delineada), minha chegada é sempre razão para festa.

Eis a questão. Porque é na medida do conhecimento que tivermos sobre como eles vivem suas emoções (que eles têm, esta fora de dúvidas, mesmo que rudimentar) é que podemos ou não nos sensibilizar para o cuidado que lhes devemos.

Talvez fôssemos quais irmãos mais velhos daqueles que diferenciamos com o nome de animais, até responsáveis por eles diante de quem nos criou a todos. Se assim for, puxa, estamos negligenciando vergonhosamente.

                                                         **

Luiz Mendes

23/11/2009.

Obs. Amanhã, dia 24/11/2009, será o lançamento da nova edição em poket do meu primeiro livro “Memórias de um Sobrevivente”. Não ficou tão menor assim, parece mais um livro comum, mas o preço sim, caiu pela metade: R$ 26,00. O lançamento será no Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073, na Livraria Cultura, a partir das 19:00 horas. Se alguém quiser apertar minha mão lá nesse dia, ficarei bastante contente. Estão todos convidados, é grátis e terá vinho, canapés...

   

Arquivado em: Trip