Andy Warhol e o Amiga 1000
Ícone da pop art pinta um retrato de Debbie Harry no lançamento do computador em 1985
Comparado com a tecnologia de hoje em dia, não há palavra melhor para definir o computador Commodre Amiga 1000 do que "carroça". Mas quando foi lançado, em julho de 1985, o Amiga 1000 era o mais poderoso dispositivo eletrônico já inventado. Com um poder de processamento gráfico nunca visto antes em um PC de seu tamanho (hoje risíveis 256kb de memória RAM), tornou-se instantaneamente o sonho de consumo de designers, publicitários, artistas e aficcionados por informática em geral.
Andy Warhol, ícone máximo da pop art, também foi mordido pelo bichinho da tecnologia ao usar pela primeira vez os recursos do Amiga. No lançamento oficial do computador, que aconteceu no Lincoln Center, em Nova York, ele foi convidado a pintar ao vivo um retrato da musa Debbie Harry (do Blondie), usando o "poderosíssimo" Pro Paint do Amiga OS. No palco, ele criou um de seus icônicos quadros, sem gastar sequer uma gota de tinta e sem perder o estilo que consagrou suas obras nos anos 60 e 70.
Warhol morreu pouco depois, em 22 de fevereiro de 1987, e não pode ver os caminhos impressionantes pelos quais se embrenhou a arte digital a partir dos anos 90. Mas naquele momento, ele que foi por muito tempo o nome mais influente da arte americano, esteve novamente na vanguarda tendo a chance de ser o primeiro artista de renome a trabalhar com as ferramentas top de linha que o Amiga 1000 trouxe para os lares americanos.
O vídeo oficial do registro foi desenterrado nesta semana pelo pessoal do Open Culture e postado na íntegra no site.
Vai lá: www.openculture.com