A propaganda do Dr. Seuss
Os trabalhos publicitários do maior autor infantil americano de todos os tempos
Dr. Seuss é o pseudônimo de Theodor Seuss Geisel, o mais amado autor americano de livros infantis. Criador do Lorax, O Grinch, Horton e o Mundo dos Quem e O Gato de Cartola, clássicos da literatura infanto-juvenil.
Além de seus maiores sucessos, Dr. Seuss também trabalhou com publicidade e propaganda de guerra. Começando na década de 30, antes mesmo de seu primeiro grande hit (Horton Hatches the Egg, 1940), Seuss criou personagens para anúncios de empresas petroleiras, de inseticidas, montadoras automotivas e grandes redes de televisão dos EUA. Durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se um dos maiores advogados dos direitos civis no país, pressionando as autoridades para permitir o ingresso de negros e mulheres nas forças armadas americanas.
Para ter uma ideia do impacto da obra de Seuss na cultura pop internacional, uma estatística: quando a revista Publishers Weekly revelou, em 2000, a lista de livros infantis mais vendidos em todos os tempos, 16 livros de Seuss integravam o top 100. O melhor colocado foi Green Eggs and Ham, de 1960, que ficou em quarto lugar.
Na galeria você vê alguns dos trabalhos de propaganda de Dr. Seuss, onde é possível até reconhecer alguns dos personagens que viriam posteriormente integrar sua obra literária.
(via Collectors Weekly)