A Malibu do Oriente Médio

Cinco vídeos mostram como é a vida de surfista em uma das zonas mais perigosas do planeta

por Luiz Filipe Tavares em

Desde a última quarta (14), os conflitos na Faixa de Gaza voltaram a se intensificar formando o maior conflito na região desde março deste ano. Após ataques dos dois lados do muro da Cisjordânia, uma incursão israelense em território palestino acabou matando o líder do braço militar do grupo árabe Hamas, Ahmed Jabari, e começando o que pode se tornar uma invasão por terra de Israel em direção a Gaza. E o prognóstico, infelizmente, é de piora com a chegada do último mês de 2012.

Entre 1948 (ano de estabelecimento do estado israelense) até 2009 foram quase 15 mil mortes dos dois lados do conflito. Desde a Guerra dos Seis Dias (1967), os conflitos não cessaram entre as duas regiões por mais de 365 dias, o que torna o local o maior barril de pólvora político ainda instável no início do século XXI.

Mas nem tudo é guerra na região. De 2001 para cá, com o aumento do fluxo de estrangeiros que foram à Gaza atrás das histórias do povo árabe local, começou a surgir para o ocidente uma faceta diferente daquela que sempre foi divulgada por Israel e seus aliádos. Ali, os cerca de 1.7 milhões de habitantes lutam diariamente contra a violência e a guerra tentando bravamente manter suas rotinas apesar de todos os conflitos diários que explodem na região.

O surf, por exemplo, é uma dessas manifestações das pessoas lutando por um cotidiano melhor. Vencendo o preconceito, as questões religiosas, as patrulhas inimigas e a poluição das praias causada pela ausência de saneamento básico de qualidade na região, os surfistas judeus e palestinos da Faixa de Gaza passam por cima da guerra para encarar as ondas excelentes da chamada Malibu do Oriente Médio.

Abaixo listamos cinco vídeos que mostram como o surf atua na conturbada vida em Gaza, para mostrar que em cima de uma prancha é bem mais fácil chegar à paz do que com o uso de foguetes e soldados. Na galeria você imagens de God Went Surfing with The Devil, dirigido por Alexander Klein em 2010 e que virou referência no assunto.

Trailer do premiado filme God Went Surfing With The Devil (2010)

 

A história de Sabah Abu Ghanim, uma pioneira do surf em Gaza com apenas 12 anos

 

Trailer do filme de surf Lost In Israel (2001)

 

Minidocumentário italiano Surfing In The Gaza Strip (2004)



Trecho do especial da TV francesa Os Surfistas da Paz

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Arquivado em: Trip / Surf / Surf