A maior flor do mundo
Time lapse mostra a planta florescendo em Jardim Botânico na Alemanha
A jarro-titã é a planta com a maior inflorescência não ramificada do planeta. Nativa da Sumatra, a maior flor do mundo pode chegar a até seis metros de altura e atinge quase um metro de diâmetro. Muito procurada por jardins públicos e colecionadores em geral, ela é conhecida como a Planta Cadáver, graças ao seu cheiro fortíssimo de carne em decomposição, que a planta emite para atrair agentes polinizadores. Descoberta pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878, ela floresce apenas duas ou três vezes em seus 40 anos de vida, o que torna uma visão desse florescimento uma cena raríssima.
Nesta semana, a jarro-titã do Jardim Botânico da Universidade de Bonn, na Alemanha, floresceu. E a equipe de pesquisa da faculdade alemã registrou em time-lapse esse momento quase mágico da vida da Amorphophallus titanum, seu nome científico. Para a sorte dos amantes da natureza, o vídeo está disponível no YouTube.
O crescimento da jarro-titã merece e muito ser estudado, já que em seu primeiro estágio de vida, ela chega a crescer 16 centímetros por dia. Veja o vídeo e impressione-se
Vale lembrar que a edição #212 da Trip traz o especial Biomimética, perguntando "o que a natureza tem a nos ensinar". O número de julho está nas bancas e também pode ser visto na íntegra aqui no site.