A enormidade do mundo interior

por Luiz Alberto Mendes em

 

Nós e os Outros

 

Às vezes as coisas vão tão mal e ficamos tão agredidos que parece que todos estão contra nós. É o chamado “olho do furacão”. Depois quando a gente tranquiliza e pensa, percebe que as pessoas não estão nem contra e nem a nosso favor. De fato elas não estão nem ai e não querem nem saber. Estão de tal modo absortas em si mesmas, envolvidas em seus mundos pessoais, que nem se dão conta de nós.

A nossa vida mesmo desenrola-se dentro de nós, no diálogo permanente que mantemos conosco mesmos. Por mais íntimas nos sejam as outras pessoas e por mais transparentes sejamos em troca, estamos presos dentro de nossas múltiplas preocupações pessoais.

O que protagonizamos no mundo exterior a nós é muito pouco em relação ao que vivenciamos dentro de nosso espaço interior. A Terra é um bilhão de vezes menor que o Sol. Há um sol expansivo dentro de nós. Fora temos uma humilde Terrinha onde nos contemos. Mas a estrela mais próxima do Sol é cinco milhões de vezes maior que ele mesmo. Astrônomos afirmam que há mais planetas e estrela no mundo que grãos na Terra. Qual a ilação que podemos tirar desse fato?

                                      **

Luiz Mendes

18/05/2012.


Arquivado em: Trip