70 anos caetaneando
Caetano Veloso completa sete décadas e segue como um dos mais influentes músicos da MPB
Nesta terça (7), Caetano Veloso completa 70 anos de idade ainda no topo da pirâmide da MPB ao lado de vários de seus contemporâneos. Com 31 discos de estúdio lançados, parcerias com nomes que vão de David Byrne a Roberto Carlos, quatro livros no currículo, uma sólida carreira internacional e participação ativa em movimentos de importância incalculável como a Tropicália, seu nome se confunde com a trajetória da música brasileira dos anos 60 pra cá.
Exilado pela ditadura e recebido de braços abertos após o fim do Regime Militar no Brasil, o cantor e compositor tem em sua discografia clássicos ímpares como Domingo (1967), Transa (1972), Araçá Azul (1973), Jóia (1975), Cinema Transcendental (1979) e Livro (1997). No cinema, colaborou com as trilhas de Fale Com Ela (Pedro Almodóvar), Frida (Julie Taymor), Lisbela e o Prisioneiro (Guel Arraes), Tieta do Agreste (Cacá Diegues), A dama do lotação (Neville de Almeida), O Quatrilho (Fábio Barreto) e Ó Paí, Ó (Monique Gardenberg), entre muitos outros.
Amado pela cultura pop, Caetano já foi tema de filme, de enredo de escola de samba (ao lado dos Doces Bárbaros, homenageados pela Mangueira), considerado o mais importante compositor brasileiro dos últimos 50 anos e levou a música do país para os mais diversos cantos do planeta.
Abaixo você assiste cinco vídeos que mostram a versatilidade e o impacto que Caetano teve na história
da MPB.
Caetano Veloso e Roberto Carlos - Homenagem a Tom Jobim (show completo)
Especial Ivete, Gil e Caetano da Tv Globo em 2011 (na íntegra)
Um Caballero de Fina Estampa (Show completo)
Os Doces Bárbaros - documentário dirigido por Jom Tob Azulay sobre grupo dos anos 70 formado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa
Caetano Veloso no programa Ensaio da Tv Cultura em 1992 (clique aqui para a playlist do show completo)