1080 vale ouro
Tom Schaar crava o primeiro 1080 da história das competições de skate e leva o ouro
No X-Games Ásia 2012 o jovem skatista norte-americano, Tom Schaar, entrou de vez para a história do skate com três feitos impressionantes em uma mesma competição. No último dia 30, o pro skater tamanho P tornou-se o mais jovem atleta a levar uma medalha de ouro em uma edição dos X-Games. Ele deixou para trás lendas do calibre de Andy Macdonald e Bob Burnquist e ainda acertou o primeiro b/s 1080 da história competitiva do esporte, reforçando a sua própria marca de primeiro atleta a acertar essa manobra, feito realizado no início de abril.
Aos 12 anos de idade, Tom Schaar já é um mito da Megarrampa. Durante a edição asiática das olimpíadas radicais, ele guardou para a última volta o seu maior trunfo, conseguindo a maior nota de toda a competição (um 94). Bob Burnquist ficou em segundo com o compatriota Ronaldo Gomes em terceiro. Impressionado com o talento do pequeno skatista, Bob afirmou: "Ele é muito avançado para a sua idade. Ele é um garoto bem frio, que é um traço que normalmente só vem com o tempo. Mas ele tem isso naturalmente. Ele tem um longo caminho pela frente e vamos ter que lidar com ele por muito tempo."
Para coroar o sucesso, além de levar o X de ouro no peito, Tom ainda saiu com um elogio que nem todo mundo recebe: ver o ícone do skate, Bob Burnquist, dizer - "Tom, você é meu herói!"
Os X-Games Ásia terminaram na terça, dia 1, com títulos de Takeshi Yasutoko no patins vertical, Chad Kerley no BMX street, Vince Bryon no BMX Megarrampa e BMX street, Andy Macdonald no skate vertical e Milton Martinez no skate street.
Veja abaixo a façanha do pequeno Tom Schaar na volta que rendeu a medalha de ouro.