Vida caiçara

Perguntamos aos autores do livro Vida Caiçara se trocariam suas vidas com a dos nativos

por Flora Paul em

No geral você só se lembra dessas figuras quando viaja para a praia. E já tem uma ideia de como vivem e como são. Nas poucas vezes que cruza com algum, provavelmente não interage direito. Na contramão, depois de anos passando temporadas no litoral, os fotógrafos Alberto de Carvalho Alves e Milton Carelo e a pesquisadora Tatiana Achcar resolveram quebrar essa barreira e desvendar os caiçaras.

Durante o ano passado, fizeram uma expedição para o litoral, conhecendo comunidades do norte do Paraná ao sul do Rio de Janeiro, e, depois de conhecer, fotografar e ouvir suas histórias, juntaram tudo em um livro, Vida Caiçara.

Mas não pense que a tarefa de conhecer, fotografar e ouvir todas as histórias foi simples. "Para eles, você não chega, combina de fotografar e volta no dia seguinte", explicou Alberto de Carvalho Alves, “você senta para um café e conversa por horas antes." O que Tatiana reafirmou, rindo: "Quase tive uma intoxicação de cafeína! As conversas duravam horas, dias. Eles têm essa cultura muito forte de história oral, de contar, e eu tentei colocar isso integralmente no livro, do jeito que eles falavam".

O contraponto do ritmo dos caiçaras com a velocidade dos três profissionais, urbanos, é gritante. Por isso, fomos até a Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, conferir a exposição de fotos do livro e perguntamos como eles veem a vida dos caiçaras, como veem sua própria vida e, principalmente, se aceitariam trocá-la com os nativos por uns tempos. As respostas você confere no vídeo.

Livro:
Vida caiçara:imagens, histórias, personagens e sentimentos das comunidades litorâneas do norte do Paraná ao sul do Rio de Janeiro

[fotografias, Alberto de C. Alves, Milton Carelo; ilustração: Greg]
Autores: Alberto de Carvalho Alves, Milton Carelo e Tatiana Achcar
119 páginas / Editora Abooks / R$ 98,00

Exposição:
Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim
Av. Magalhães de Castro, 12.000 - Tel.: +55 11 3552-1000
Até 19/Agosto

Arquivado em: Trip TV / Surf / Livros / Viagem