O surgimento das empresas for-love

por Daniel Izzo

O paradigma da busca pelo sucesso financeiro como final de todos os esforços parece não estar mais sendo satisfatório

Trabalhando com investimentos de impacto, tenho observado um crescimento muito rápido do número de empreendedores, investidores e profissionais diversos buscando maior significado nas suas empresas, nos seus investimentos e trabalhos. Para essas pessoas, o paradigma da busca pelo sucesso financeiro como final de todos os esforços parece não estar mais satisfazendo seus anseios.

Uma das repostas a essa busca são empresas, negócios e investimentos que querem, primariamente, resolver algum problema, trazer benefícios para quem tem acesso a seus produtos ou serviços e melhorar a vida das pessoas e da sociedade em geral. São os negócios de impacto social, são as ferramentas de finanças sociais e todas as outras iniciativas que aqui chamo de setor “for-love”.

Diferente dos conceitos de “non-profit”(sem fins lucrativos) ou de “for-profit” (com fins de lucro), as iniciativas “for-love” (com fins de serviço ou amor) colocam o dinheiro em seu devido lugar: como fundamental para viabilizar projetos e sonhos e como consequência da entrega de um trabalho de valor para a sociedade. Sua principal preocupação e sua razão de existência, entretanto, não é o dinheiro. O serviço e os benefícios tangíveis entregues para seus beneficiários, esses sim, estão no centro da sua atenção.

“As empresas “for-love”, por sua vez, colocam a melhoria da vida dos seus clientes acima de tudo ”

Já reparou como muitos serviços ou bens, mesmo os básicos, como educação ou saúde, perdem sua qualidade ao longo do tempo, principalmente quando as empresas tentam maximizar o “valor ao acionista” no curto prazo? São escolas privadas de qualidade cada vez mais baixa, questões graves de conflitos de interesse no setor de saúde, empresas de telecomunicação que insistem em entregar um serviço insatisfatório, e muitos outros exemplos, que você deve lembrar.

As empresas “for-love”, por sua vez, colocam a melhoria da vida dos seus clientes acima de tudo e buscam entregar um valor cada vez maior para quem tem acesso aos seus produtos e serviços, além de tentar torná-los cada vez mais acessíveis. Não são ONGs, pois buscam a escala de sua operação através do lucro, mas também não são empresas comuns, pois buscam a transformação social.

São empresas de crédito para empreendedores em locais pouco atendidos no Brasil, com uma política de recuperação de crédito através da ajuda aos devedores e não através da coerção. São empresas de saúde que buscam trazer serviços privados a preços muito mais acessíveis que os disponíveis no mercado, para quem não está conseguindo o atendimento adequado através do SUS. São empresas de educação trazendo soluções para a melhoria do ensino infantil e fundamental em escolas públicas, entre muitas outras. Imagine só como seria o mundo se todos trabalhassem dessa forma!

Os exemplos estão se multiplicando nos últimos anos, mas ainda há necessidade e espaço para muito mais. Para quem sonha com um mundo melhor, eis uma grande oportunidade para criar e ser protagonista dessa mudança!

Daniel Izzo é um dos homenageados do Trip Transformadores 2016.
Acompanhe semanalmente textos de grandes pensadores da sociedade brasileira, que já pisaram no palco do Trip Transformadores.

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