Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Celebração periférica

Sarau da Cooperifa

Sarau da Cooperifa

Em outubro de 2001, num bar do Taboão da Serra, Grande São Paulo, da ação de amigos amantes da palavra e da boemia, nascia o Sarau da Cooperifa. Até aí, tudo bem. O que estes amigos, tendo como porta-voz o artivista cultural Sérgio Vaz, é que, passados exatamente 9 anos, a  Cooperifa tenha se tornado referência em ação cultural na periferia, servindo de exemplo para diversas outras iniciativas em São Paulo e Brasil afora.

Todas as quartas, faça chuva ou tenha jogo da seleção, o sarau acontece no Bar do Zé Batidão, em uma quebrada muito especial da Zona Sul de São Paulo. A celebração da palavra e da comunidade chega a reunir mais de 300 pessoas, que se espalham pela área do Zé Batidão e na praça adjacente.
 
O sarau, festeiro e aguerrido (“Punhos cerrados e um sorriso no rosto” é um dos conhecidos versos de Sérgio Vaz), estabeleceu algumas datas importantes em seu calendário, como a Chuva de Livros (neste ano foram distribuídos mais de 700 livros e mil revistas), “Natal com Livros”, “Poesia No Ar” (onde balões de gás espalham poesias por toda a cidade), o “Ajoelhaço” (onde os homens pedem perdão para as mulheres no Dia Internacional da Mulher) entre outras datas. O Sarau também acontece em outros espaços, como o “Sarau Nas Escolas” e o “Sarau na Fundação Casa”. 

Da poesia, chegou-se ao cinema e, todas as segunda-feiras, na laje do mesmo Zé Batidão, são exibidos filmes no Cinema na Laje. E há ainda a Mostra Cultural da Periferia, articulada pela Cooperifa em parceria com outras organizações e instituições. Além disso, mais de 50 livros tiveram sua noite de lançamento realizada dentro do Sarau da Cooperifa. 

Como registro histórico, há  a coletânea “Rastilho da Pólvora”, com 53 poetas da Cooperifa, de 2004, e o CD de poesias com 26 autores. Em novembro, será lançado o primeiro número da revista da Cooperifa.
 
Tendo em vista todos esses números, nos parece justo comemorar os 9 anos do Sarau. A partir das 20h30 da próxima quarta-feira, 20 de outubro de 2010, uma noite de celebração e respeito pela comunidade e a palavra falada (“O silêncio é uma prece”), porque “O Sarau da Cooperifa é quando a poesia desce do pedestal e beija os pés da comunidade.” como diria o poeta Sérgio Vaz e contamos com a sua presença.

Vai lá: Comemoração dos 9 Anos do sarau da Cooperifa
Quando: 20 de outubro de 2010 . A partir das 20h30.
Onde: Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Jd. Guarujá
Periferia – SP
Quanto: Gratuito
Info: 011. 58917403/ 72074748

Sair da versão mobile