POR: CAROL ITO imagens: arquivo pessoal / divulgação
A comunicadora e ativista vegana participou de dois reality shows e conta como aprendeu a dialogar fora da bolha: “O maior vilão do Brasil é a falta de informação”
Hana Khalil
Vegana desde 2015, Hana Khalil ficou conhecida por fazer vídeos criticando a indústria de alimentos de origem animal
“O modelo do agronegócio gera uma cadeia de problemas, como as crises hídrica, do ar e do solo, até o agravamento do efeito estufa”
Foto: @maga.maju / dilulgação
“Ficamos presos num discurso de escolha individual, como se o maior problema fosse gastar muita água no banho. As pautas ambientais são sistêmicas”
Ela conta que depois de assistir ao documentário Cowspiracy (2014) conseguiu entender melhor o papel das indústrias e passou a expor suas reflexões na internet
Foto: @maga.maju / dilulgação
“Eu mandava tudo para os meus amigos e ninguém assistia, por isso comecei a gravar meus próprios vídeos”, relembra
“O maior vilão do Brasil é a falta de informação. As coisas estão articuladas com muita mentira, fake news, desinformação”
“O poder de informar é o que me mantém viva para continuar fazendo, porque é pesado pra caramba”, diz ela, que está acostumada a lidar com ataques nas redes
O ativismo on-line levou Hana a ser convidada para o reality Big Brother Brasil, em 2019. “Eu não fui pra ganhar o BBB, fui para expandir minha voz”, conta
No mesmo ano, ela participou do reality De Férias Com o Ex, do canal MTV. “Eu achava aquele programa um absurdo, tinha nervoso de assistir as mulheres brigando”
“Mas pensei: ‘Posso não conseguir mudar as coisas, mas pelo menos vai ter alguém lá pra falar algo diferente’”
Foto: @maga.maju / dilulgação
Ela conta que a experiência acabou sendo prazerosa e trouxe algo positivo: “Aprendi a dialogar fora da minha bolha, a falar com quem pensa diferente de mim”
“Às vezes eu falo com raiva e isso é legítimo. Mas aprendi que às vezes é melhor ficar em silêncio e ir encontrando estratégias”, completa