Marcha da Liberdade

por Luiz Filipe Tavares

Ato público pela liberdade de expressão está marcado para o sábado (28) no vão do MASP

Depois da repressão da PM na Marcha Pela Liberdade de Expressão, que aconteceu no último sábado, dia 21 de maio, um novo ato público está marcado para acontecer no vão livre do MASP, na Avenida Paulista, no próximo dia 28. A 1ª Marcha pela Liberdade promete reunir ativistas de diferentes causas pelo direito à manifestação do pensamento e contra a violência policial no estado de São Paulo. 

A decisão de um novo protesto já ecoava desde a proibição da Marcha da Maconha, que forçou os organizadores a mudar o tema da manifestação na véspera do evento para tentar um acordo com a polícia. Mesmo depois do comando da PM garantir que protegeria os manifestantes depois de todas as referências à maconha serem retiradas de placas e camisetas, os policiais usaram gás lacrimogênio, spray de pimenta, bombas de efeito moral e até balas de borracha contra o protesto.

Para esta semana o número de presentes na manifestação promete ultrapassar em muito os cerca de (500 segundo a PM, 1.200 segundo os organizadores) presentes no MASP na semana passada. Depois das imagens de diversas agressões policiais que pipocaram nos meios de comunicação depois da manifestação do dia 21, muito mais gente garantiu seu apoio à causa da liberdade de expressão.

O clima da organização é de união total, completa e apartidária, como você pode ver no trecho do manifesto pela Marcha da Liberdade reproduzido logo abaixo:

Não somos uma organização. Não somos um partido. Não somos virtuais. Somos uma rede. Somos REAIS. Conectados, abertos, interdependentes, transversais, digitais e de carne e osso. Não temos cartilhas. Não temos armas, nem ódio. Não respondemos à autoridade. Respondemos aos nossos sonhos, nossas consciências e corações. 

Ciclistas, peçam a legalização da maconha. Maconheiros, tragam uma bandeira de arco-íris. Gays, gritem pelas florestas. Ambientalistas, tragam instrumentos. Artistas de rua, falem em nome dos animais. Vegetarianos, façam um churrasco diferenciado. Moradores de Higienópolis, venham de bicicleta. Somos todos cadeirantes, pedestres, motoristas, estudantes e trabalhadores. Somos todos idosos, pretos, travestis. Somos todos nordestinos, bolivianos, paulistanos, vira-latas. E somos livres! 

No Twitter, a tag utilizada é #marchadaliberdade.

UPDATE: A Justiça de SP proibiu a manifestação, por julgar que a mesma seria apenas uma nova versão da já anteriormente proibida Marcha da Maconha; os organizadores do ato afirmam que a Marcha acontecerá assim mesmo.

Saiba mais: http://www.marchadaliberdade.org

fechar