O amor nos tempos de Tinder vegano

por Marcos Candido

Um aplicativo criado exclusivamente para quem está em busca de um amor para dividir um jantar (sem produtos de origem animal)

Em uma tarde de outubro do ano passado, Carolline Pinheiro, de 19 anos, acessou a página Ogros Veganos no Facebook e notou uma movimentação diferente. "Estava acontecendo uma brincadeira apelidada de 'Tinder vegano'", explica Carolline.

Em uma espécie de corrente, homens e mulheres postavam fotos em que pareciam na companhia de legumes preparados no forno, carne de jaca desfiada, churrasco de soja ou sobremesas de leite vegetal. Em troca, recebiam um 'match' do público interessado na receita e no cozinheiro ou cozinheira.

LEIA TAMBÉM: Atletas veganos desmistificam proteína animal 

Ao notar o efeito viral do 'Tinder Vegano', Carolline convocou o desenvolvedor Mateus Brandão. Da parceria nasceu o Vinderum app de namoro exclusivo para "vegetarianos, veganos e ovolactovegetarianos em transição". Disponível para Android e com uma recém-lançada versão para iOS, o Vinder mapeia vegetarianos nas redondezas, exibe um pequeno álbum de fotos dos usuários, a idade e uma pequena descrição.  Se rolar atração, é só dar um match ou ignorar o perfil. Sites para vegetarianos enamorados já existem, como o Namoro Veg, mas o Vinder possui uma usabilidade similar ao Tinder convencional.

Em uma semana, já eram cerca de 4 mil usuários cadastrados. Hoje, com dois meses, a conversa vai mais além. "A gente recebeu algumas propostas de aquisição. Habilitaremos outros idiomas e vamos deixar o app acessível no mundo todo", explica a desenvolvedora.

Casais já foram formados, ela atesta, apesar das constantes reclamações no Facebook de que "não há ninguém" no radar do aplicativo. Carolline, ovolactovegetariana com pouca habilidade para cozinhar e muita para o diálogo, recomenda que os participantes ampliem ao máximo o raio de abrangência do aplicativo, chegando até 300 quilômetros. Mas distância é grande, similar a uma ida de São Paulo até Paraty, no Rio de Janeiro. O aplicativo é novo e agora é esperar para ver se mais pessoas se cadastram e Vinder seja mesmo capaz de conectar casais e paladares. 

Vai Lá: Vinder (iOS/Android)

Créditos

Imagem principal: Reprodução

Wikimedia/Wikipedia

fechar